O uso da máscara é recomendado sempre que tivermos que sair de casa, seja para ir ao mercado, circular em espaços públicos ou pegar o ônibus. Também é aconselhado utilizar a máscara caso precise ira até o portão da sua casa ou na portaria de seu prédio atender o serviço de delivery. Para garantir eficácia, as máscaras precisam cobrir a boca e o nariz. Não adianta andar com o acessório no queixo, como muita gente vem fazendo.
Para funcionar bem, precisam seguir algumas especificações. Não é o preço ou a espessura do material com que é feita que indiquem se a máscara é segura ou não. Testes realizados pelo Instituto de Física e pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) apontaram que as máscaras com maior equilíbrio entre proteção e respirabilidade são produzidas em TNT e não pesam no bolso.
É preciso que tenham pelo menos duas camadas de pano e sejam feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. Uma boa máscara deve ter a capacidade de filtragem superior a 80%. E embora elas sejam descartáveis, máscaras de TNT podem ser lavadas até três vezes, no máximo. Especialistas recomendam que elas não devem ser lavadas muitas vezes, porque perdem a eficiência.
As máscaras caseiras, desde que bem confeccionadas, são recomendadas pelo próprio Ministério da Saúde. Além de eficientes, são equipamentos simples e fáceis de produzir. Há diversos tutoriais na Internet que ensinam a fazer mesmo que você não tenha máquina de costura.
Para quem usa óculos, uma boa dica são as máscaras triplas de TNT com clipe nasal que não deixa embaçar o equipamento. Desde descartáveis até aquelas com designs de grife, o importante atentar para a finalidade primordial deste equipamento: a sua capacidade de proteção contra este inimigo mortal e invisível chamado Covid-19.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

MS lança 1ª Jornada Estadual do Patrimônio Cultural e convoca municípios para participarem da edição

O Trem que contribuiu para o nascimento de Fátima do Sul, por Wagner Cordeiro Chagas

SES avalia ferramenta para monitoramento e avaliação de contratos com OS e PPPs

Professores lançam Dicionário de Ruas com histórias e homenagens de Fátima do Sul

Idosa espuma pela boca e morre após cair em casa no Leblon
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Após dias internado, morre a vítima de tentativa de homicídio em Fátima do Sul

Fátima do Sul se despede de Ozano Ladislau, Pax Oliveira informa sobre o velório e sepultamento

Jovem morre aos 16 anos e família decide doar órgãos da adolescente em MS

Idosa espuma pela boca e morre após cair em casa no Leblon
