Menu
SADER_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Sem-terra mantêm invasões em Angélica e Rio Brilhante

24 Out 2006 - 09h57
Trabalhadores sem-terra continuam descumprindo ordens judiciais e mantêm duas fazendas invadidas nos municípios de Rio Brilhante, na Grande Dourados, e Angélica, no Vale do Ivinhema. Em Rio Brilhante, cerca de 90 famílias ligadas à Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) ocupam desde o dia 7 deste mês a fazenda Chifre de Veado, de 1.365 hectares. O prazo para desocupação pacífica da área venceu na quinta-feira passada, mas os sem-terra continuam na área.

O presidente da Fetagri, Geraldo Teixeira Almeida, informou que os trabalhadores rurais devem sair “até amanhã”. Segundo ele, os sem-terra ainda não conseguiram providenciar a lona para montar os barracos em novo acampamento. Eles devem voltar para as margens da rodovia que liga Rio Brilhante a Maracaju. “Os trabalhadores não querem confusão”, disse Almeida.

Em Angélica, vence hoje o prazo dado pelo juiz Dêni Luis Dalla Riva para a saída pacífica das 350 famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e à FAF (Federação da Agricultura Familiar) que invadiram a fazenda Macaco, de 2.500 hectares. Os sem-terra prometem resistir. Um dos líderes do MST no local disse hoje que o Incra ainda não iniciou as negociações com os invasores.

O líder sem-terra que se identificou como “Beto” disse ao Campo Grande News que as famílias destruíram toda a muda de cana que o arrendatário Kenedy William iria plantar numa área de 120 hectares da fazenda. Os sem-terra querem que o arrendatário desista do contrato de arrendamento, válido até 2008.

O contrato estaria impedindo o Incra de comprar as terras para a reforma agrária. Na semana passada, o advogado Alisson Peter Damasceno de Lima, que representa Kenedy William, disse que as informações do MST sobre a fazenda são “equivocadas” e que as negociações entre os proprietários e o Incra estão suspensas desde o ano passado.

 
 
 
 
Portal do MS

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS