Menu
SADER_FULL
domingo, 17 de outubro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Rio Brilhante comemora 77 anos hoje

26 Set 2006 - 07h36
O município de Rio Brilhante tem sua história ligada à República Paraguaia. Seu primeiro morador foi o mineiro Antônio Gonçalves Barbosa, que chegou em 1835, nesta região denominada “Campos de Vacaria”.
Em 1900 Francisco Cardoso ergueu um cruzeiro, marcando assim o nascimento de uma comunidade, que recebeu o nome de Entre Rios por estar situada entre dois rios Vacaria e Brilhante. Em 26 de setembro de 1929, aconteceu a elevação de Entre Rios a município, iniciando sua independência político-administrativa, data em que é comemorado o seu aniversário. Mais tarde em 1943, teve seu nome mudado para Caiuás, em consideração a tribo indígena primitiva da região.
A nova e a última alteração em seu nome deu-se em 30 de setembro de 1948, passando a denominar-se Rio Brilhante, em homenagem ao rio que irriga suas áreas e faz limite do lado sul.
Seu crescimento tomou impulso na década de 70 com a explosão da agricultura, e da chegada dos primeiros imigrantes vindos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
O município de Rio Brilhante é formado de migrantes, que se juntaram aos matogrossenses, dando uma miscigenação de raças e culturas. Para cá vieram os paulistas, nordestinos e sulistas formando uma cultura ímpar. Possui um distrito denominado Prudêncio Thomaz, e tem fácil acesso às duas maiores cidades do Estado: Campo Grande e Dourados. Fácil escoamento da produção com estradas vicinais de boa qualidade, sendo servida por duas Rodovias Federais: BR 163, BR 267, que nos liga aos grandes centros ou aos portos, como é o caso do Porto Murtinho no Rio Paraguai. Com isso estamos num ponto estratégico, para o Mercosul, estando na rota dos países signatários do Conesul.
Diante de uma vasta cultura, os costumes folclóricos são comemorados, e a maioria com sentido religioso. A mais tradicional de todas, é a Festa do Divino Espírito Santo, que é comemorada em dois finais de semana, com a participação ativa da população, além da Festa Integrada, onde há participação de todas as escolas, entidades, associações de bairros. Rio brilhante está em contínuo crescimento, mas sempre valorizando aqueles que fazem aqui sua história.
 
 
 
Diário MS

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amar a Deus
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ame o Senhor, seu Deus
BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'