Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Rio Brilhante comemora 77 anos hoje

26 Set 2006 - 07h36
O município de Rio Brilhante tem sua história ligada à República Paraguaia. Seu primeiro morador foi o mineiro Antônio Gonçalves Barbosa, que chegou em 1835, nesta região denominada “Campos de Vacaria”.
Em 1900 Francisco Cardoso ergueu um cruzeiro, marcando assim o nascimento de uma comunidade, que recebeu o nome de Entre Rios por estar situada entre dois rios Vacaria e Brilhante. Em 26 de setembro de 1929, aconteceu a elevação de Entre Rios a município, iniciando sua independência político-administrativa, data em que é comemorado o seu aniversário. Mais tarde em 1943, teve seu nome mudado para Caiuás, em consideração a tribo indígena primitiva da região.
A nova e a última alteração em seu nome deu-se em 30 de setembro de 1948, passando a denominar-se Rio Brilhante, em homenagem ao rio que irriga suas áreas e faz limite do lado sul.
Seu crescimento tomou impulso na década de 70 com a explosão da agricultura, e da chegada dos primeiros imigrantes vindos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.
O município de Rio Brilhante é formado de migrantes, que se juntaram aos matogrossenses, dando uma miscigenação de raças e culturas. Para cá vieram os paulistas, nordestinos e sulistas formando uma cultura ímpar. Possui um distrito denominado Prudêncio Thomaz, e tem fácil acesso às duas maiores cidades do Estado: Campo Grande e Dourados. Fácil escoamento da produção com estradas vicinais de boa qualidade, sendo servida por duas Rodovias Federais: BR 163, BR 267, que nos liga aos grandes centros ou aos portos, como é o caso do Porto Murtinho no Rio Paraguai. Com isso estamos num ponto estratégico, para o Mercosul, estando na rota dos países signatários do Conesul.
Diante de uma vasta cultura, os costumes folclóricos são comemorados, e a maioria com sentido religioso. A mais tradicional de todas, é a Festa do Divino Espírito Santo, que é comemorada em dois finais de semana, com a participação ativa da população, além da Festa Integrada, onde há participação de todas as escolas, entidades, associações de bairros. Rio brilhante está em contínuo crescimento, mas sempre valorizando aqueles que fazem aqui sua história.
 
 
 
Diário MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
A Polícia Militar isolou o local e acionou a Polícia Civil e a Perícia Criminal / TanaMídia NaviraíCASO DE POLÍCIA
Homem esfaqueia mulher e mata outra durante uso de drogas em MS