Menu
SADER_FULL
sábado, 6 de junho de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Rede Globo promete TV digital até dezembro deste ano

3 Abr 2007 - 15h53
A TV digital é a maior novidade que a Rede Globo prometeu para 2007. O recurso poderá ser desfrutado pelos paulistanos em 2 de dezembro, data anunciada pela emissora. No Rio de Janeiro, a previsão é para 2008 e nas outras cidades do País não há datas confirmadas.

A iniciativa já era prevista pelo governo federal desde 2006 e a Rede Globo foi uma das primeiras a aderir o padrão. Outras emissoras, como a TV Cultura e a Rede Record, também já fizeram seus primeiros investimentos na tecnologia.

Inicialmente, a transmissão digital será feita via UHF, uma vez que a grande maioria dos aparelhos televisores no Brasil foi comercializada antes da nova determinação. Como o processo tem custos altos, a Rede Globo pretende exibir somente programas do horário nobre no formato, ampliando suas "fronteiras" ao longo dos anos.

A grande vantagem da TV digital é a capacidade de imagem e som, que chega a ser quatro vezes maior do que nos aparelhos analógicos. O formato japonês, adotado com várias críticas da mídia especializada, permite também que os espectadores vejam informações dos programas, mandem mensagens e consultem diferentes serviços, função que só será aperfeiçoada nos próximos anos.

A transmissão funciona perfeitamente apenas por um canal. "Ou existe a qualidade de imagem, ou a TV digital não existe", disse Fernando Bittencourt, diretor da Central Globo de Engenharia, referindo-se às capacidades móveis que a nova tecnologia pode permitir.

Assim como no Japão, se a tecnologia for implantada corretamente, os brasileiros poderão acompanhar a televisão pelo carro, computadores e até aparelhos de celular em tempo real, sem qualquer interferência de imagem ou som.

A Rede Globo já mostrou interesse em utilizar seu potencial de marketing para ampliar sua programação, mas tudo dependerá das regras de transmissão determinada pelo Ministério das Comunicações.

O plano é que em dez anos todos os brasileiros recebam a TV digital em suas casas, sob incentivo do governo, embora o diretor geral da emissora, Octávio Florisbal, afirme que o período estipulado ainda é curto.

A Rede Globo, que já teve problemas com o público ao tentar adaptar o formato de suas novelas para uma imagem com cara de "filme", muito comum na TV digital do Japão e Estados Unidos, afirmou que está no processo de aprendizado e que muitos conceitos serão mudados a partir desta era.

 

 

Terra

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Concurso federal com salário de até R$ 6 mil encerra inscrições nesta sexta-feira
100 ANUNCIOS
Covid-19: Bolsonaro ordenou atrasar boletins para não passar em telejornais
AUXILIO EMERGENCIAL
Veja se o seu CPF foi usado e como denunciar a fraude
3º EM NÚMERO DE VÍTIMAS
Com recordes seguidos, Brasil passa dos 34 mil mortos por coronavirus
COVID-19
Micro e pequenas empresas terão acesso a crédito facilitado
VÍDEO - CAPIVARA BOA DE MERGULHO
Capivara boa de mergulho é flagrada em rio de MS, assista
CASO DE POLÍCIA
Patroa é presa sob suspeita de homicídio culposo após filho de empregada cair do 9º andar
LUTA PELA VIDA
Cantora gospel que morreu por coronavírus, fez vaquinha para pagar tratamento
ELEIÇÕES 2020
Vai ter eleição, TSE autoriza convenções partidárias virtuais para eleição deste ano
BOA NOTICIA
Auxílio emergencial deve ser estendido em mais duas parcelas de R$ 300