Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Prefeito de Deodápolis deu uma verdadeira aula no dia da Mobilização

26 Out 2009 - 17h15Por Wilson Amaral / Fátima News

A prefeitura municipal de Deodápolis, administrada pelo prefeito Manoel Martins (PSDB) não ficou de fora da mobilização Nacional, que aconteceu nesta sexta-feira, dia 23, “O Dia Nacional de Defesa dos Municípios”, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com o apoio e participação da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

 

 

O objetivo foi promover “um dia para conhecer a realidade dos municípios e fazer algo para mudar”. Esta foi à proposta, apresentada também pelo prefeito Manezinho a toda a equipe de secretários municipais, diretores de Departamentos e toda a equipe dos servidores públicos, reunidos no auditório do Centro de Múltiplo-Uso.

 

 

Na prefeitura a maioria dos atendimentos ao público esteve fechada, excetos saúde, educação. Com a casa cheia entre funcionários autoridades, imprensa e pessoas convidadas o prefeito Manezinho deu uma verdadeira aula sobre o dia da Mobilização Nacional em defesa dos municípios.

 

 

O prefeito enfatizou sobre a partilha do bolo da receita total dos impostos que é de certa forma muito injusta para com os municípios, principalmente os mais pequenos. Hoje os municípios estão com múltiplas tarefas inclusive de estabelecer parcerias para resolver problemas da esfera Estadual e Federal. Entre os governos: Municipal, Estadual e Federal; quem é o mais procurado? Então é preciso reconhecer que o povo brasileiro que mora nos municípios e que cada município cobra-se o que é de direito. Quanto à mobilização o prefeito enfatizou a conscientização de toda a população porque a crise mundial instalada tem penalizado os municípios com a diminuição da receita enquanto as exigências a cada dia aumentam mais, por isso, é oportuno falar com o povo como estamos aqui salientou o prefeito e sabendo ainda que a CNM (Conferência Nacional dos Municípios) em cada município deste país está falando a mesma língua em defesa de cada comunidade, na conscientização da situação precária que tem vivido e também na busca de apoio de todos para mobilizar e incentivar o Congresso Nacional a aprovar leis que redistribua melhor os recursos principalmente na área da saúde e da educação onde os prefeitos hoje estão abdicando de muitos projetos de desenvolvimento para cobrir gastos que são muito além dos constitucionais.

 

 

Na oportunidade o prefeito Manezinho deu uma palestra sobre o bom atendimento, sobre a prestação de serviços de qualidade e sem dúvida como fazer de um momento crítico, de crise mundial e de arrocho financeiro, um momento racional para vencer o grande desafio de cada dia trabalhando em conjunto com inteligência, austeridade e patriotismo. Para conter o avanço dos reflexos da crise, os Municípios de todo o Brasil, liderados pela CNM, pedem que a sociedade organizada participe de mobilização nacional para convencer a Câmara dos Deputados a regulamentar a Emenda Constitucional nº. 29, há mais de seis anos parada  no Congresso Nacional. Conforme dados da CNM, devido a essa Emenda, os Municípios já perderam mais de R$ 52 bilhões, em seis anos, porque a União reduziu drasticamente os investimentos na Saúde, deixando essa responsabilidade por conta das Prefeituras. Por exemplo, em 2001, a União investiu 51% na Saúde, o Estado 24% e o Município aplicou 25% de sua receita. Em 2008, enquanto Municípios e Estados aplicaram 29% da receita, a União passou a investir 42%. Em 2009, “não sabemos quanto está sendo investido”, observa a direção da CNM. O desequilíbrio da receita com as obrigações sempre crescentes das obrigações das Prefeituras chegou ao ponto crítico, que precisa ser solucionado o quanto antes, resume a campanha da CNM.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
A Polícia Militar isolou o local e acionou a Polícia Civil e a Perícia Criminal / TanaMídia NaviraíCASO DE POLÍCIA
Homem esfaqueia mulher e mata outra durante uso de drogas em MS