Menu
SADER_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Paraguai se prepara para exportar carne para o Brasil

5 Set 2006 - 09h24
O Paraguai iniciou os preparativos visando a exportação de carne bovina para o Brasil, segundo informou ontem o secretário estadual de Produção, João Cavalléro. A iniciativa foi oficializada na última sexta-feira, durante assinatura de acordo entre dirigentes de serviços veterinários dos dois países, com a presença de representantes do GIEFA (Grupo Interamericano para a Erradicação da Febre Aftosa) e do Panaftosa (Centro Panamericano de Febre Aftosa).

No documento está prevista a realização da primeira ação conjunta no combate a febre aftosa na divisa Mato Grosso do Sul-Paraguai. O trabalho começara no dia 1º de outubro, quando serão vistoriadas por técnicos brasileiros e paraguaios 78 fazendas produtoras de gado de corte, instalada na região extremo sul do MS, nos dois lados da fronteira.

Segundo explicou Cavalléro, a reunião realizada em Pedro Juan Caballero, capital do Departamento de Amambay (Paraguai), foi bastante proveitosa. O encontrou tratou da erradicação da Aftosa na América do Sul. O presidente da Senacasa (Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal) do Paraguai, Hugo Corrales, está animado com o compromisso firmado.

Ele esteve reunido dia 20 último com o governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos. Na ocasião, o governador afirmou ser interesse do MS, importar carne do Paraguai, além do boi em pé que vem sendo comprado normalmente. Também foi assinado no dia, protocolo prevendo o geoprocessamento da região para mapear as propriedades e cadastrar o rebanho, identificação diferenciada do gado de fronteira, ação conjunta no controle do trânsito de animais, e criação de um banco de dados com acesso franqueado.
 
Estadão

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro