Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Operação Volta às Aulas do Inmetro fiscaliza material escolar

20 Jan 2010 - 11h00Por Governo do Estado de Mato Grosso do Sul

Técnicos da Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, iniciaram nesta semana em Campo Grande a fiscalização dos materiais escolares.

A atividade, batizada de Operação “Volta às Aulas”, objetiva analisar quantitativamente os produtos, ou seja, verificar se a quantidade indicada é a mesma que consta dentro da embalagem.

A operação fiscaliza produtos como cadernos, fichários, colas, resmas de papel, massas de modelar e outros produtos que podem constar na lista de materiais escolares.
 
“Neste período o consumidor começa a adquirir o material escolar, portanto as fiscalizações são intensificadas. Alguns produtos são de fácil análise e até mesmo o consumidor pode identificar, como a contagem das folhas de um caderno, por exemplo”, sugere o Agente Metrológico da AEM/MS, Alex Balero Lessa.

Ele ainda explica que alguns produtos já foram periciados por meio do pré-exame no próprio estabelecimento, como a contagem das folhas de cadernos, lápis de cor, clipes e giz de cera. Já os produtos que são fiscalizados pelo peso e metragem, são recolhidos para testes.

Conforme Lessa, duas marcas de cola (Pritt e Tris) já foram periciadas e aprovadas nos testes realizados no laboratório da Agência.

Para a pedagoga Marizete Barbosa, a operação ajuda o consumidor a ter mais segurança no momento da compra. “Este trabalho do Inmetro garante a nós consumidores a certeza de que vamos pagar pelo que realmente levamos.

Sempre procuro adquirir produtos de determinadas marcas que já conheço e confio, mas mesmo assim é necessário acompanhar o resultado da fiscalização”, diz.

Além dos materiais escolares, a AEM/MS também está fiscalizando os uniformes, para verificar se as etiquetas e os tecidos correspondem às normas da resolução do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro).

Segundo o diretor-presidente da AEM/MS, Ademir de Sousa Osiro, se o consumidor suspeitar de qualquer problema no que diz respeito às etiquetas das roupas ou à quantidade do produto relacionada à informação no rótulo, deve ligar para a Ouvidora por meio do telefone 0800 67 52 20. A ligação é gratuita. “

Anualmente faz parte da rotina do Inmetro fiscalizar diversos segmentos e nessa época do ano não é diferente. Com a volta às aulas, precisamos informar o que está sendo fiscalizado em defesa ao consumidor”, enfatiza Osiro. O resultado da Operação será divulgado no dia 29 de janeiro.AEM

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
A Polícia Militar isolou o local e acionou a Polícia Civil e a Perícia Criminal / TanaMídia NaviraíCASO DE POLÍCIA
Homem esfaqueia mulher e mata outra durante uso de drogas em MS