Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 6 de março de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Maracaju pode ser primeiro município de MS contemplado com Sisb

13 Abr 2011 - 14h27Por Assessoria

 O município de Maracaju recebeu na sexta-feira passada (8), a visita da técnica da Delegacia Federal de Agricultura, Ines Bernadete Castro Costa Almeida. A profissional visitou a cidade para verificar a possibilidade de instalação do Sisb (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).
Com a adesão ao programa de inspeção nacional, o empresário do ramo de produção animal de Maracaju poderá ter, desde que inspecionado e aprovado, todo o mercado nacional a sua disposição.
A visita foi solicitada a secretária de Desenvolvimento, Iraci Padilha, pelo médico veterinário coordenador do Simm (Serviço de Inspeção Municipal de Maracaju), Rodrigo Olegário Ferreira.
Segundo Rodrigo, a importância de um sistema como esse reflete diretamente no desenvolvimento do município. A inspeção realizada padroniza os produtos de origem animal e mantém a qualidade na produção sob o aspecto da higiene sanitária.

Hoje Maracaju conta com o Simm para fazer a inspeção dos produtos de origem animal. Porém, segundo Rodrigo, essa inspeção não habilita os produtos a serem comercializados nacionalmente.

Para que Maracaju seja contemplada com o Sisb, o Ministério da Agricultura seguira critérios de avaliação pautados pela legislação. Entre eles, deve avaliar a infraestrutura administrativa do Simm, a inocuidade e qualidade dos produtos cadastrados no Simm, a prevenção e combate à fraude econômica e o controle ambiental.

Inês informou que em Mato Grosso do Sul apenas duas cidades solicitaram adesão ao Sisb e, em sua visita a Maracaju, pôde constatar que a cidade está adequada e estruturada para adquirir o programa de inspeção nacional. “Maracaju está 90% dentro dos requisitos”, disse.
Esses 10% restantes, segundo Rodrigo, são referentes a alguns ajustes que ainda devem ser realizados pelos empresários e pelo serviço de inspeção local para que o município esteja adequado a receber o Sisb.

Uma vez aderido ao Sisb, o trabalho de inspeção no município continuará sendo realizado pelo Simm. A diferença, no entanto, vai ser a avaliação dos técnicos do Sisb, que farão avaliação dessa inspeção. Se tudo estiver dentro da normalidade, o produto receberá a certificação do Sisb, juntamente com a certificação do Simm.

A secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Iraci Padilha mencionou sua satisfação em saber que Maracaju está a um passo de mais uma conquista. Iraci disse que uma das metas de sua pasta é adquirir adesão a um sistema de inspeção que de mais abrangência de mercado aos produtores locais. “Fico feliz porque o nosso município será um dos primeiros do Estado a contar com esse sistema e por ser essa mais uma ação que beneficia diretamente o municipio de Maracaju”, disse.

O prefeito Celso Vargas, recepcionou a técnica da Agricultura, e disse que esse envolvimento do município em questões de desenvolvimento contínuo é a realização de mais uma de suas metas.

“Esse sistema trará aos empresários locais grandes benefícios. Um deles é a comercialização a nível nacional de seus produtos, inclusive a nossa estimada linguiça, iguaria tão apreciada na região e que pode ser um sucesso nacional”, disse.


Celso lembrou que sistemas de inspeção sérios e respeitados como o Sisb, são porta de entrada para outras empresas do ramo que podem aumentar no futuro a geração de emprego e renda para o cidadão maracajuense.

Deixe seu Comentário

Leia Também

100 UTI = OBITO
Ministério da Saúde prevê 3 mil mortes por dia por covid-19 nas próximas duas semanas
TRISTEZA NA FAMILIA
'Não tem UTI,amo vcs':a história por trás do tuíte viral que revela mensagens de mãe morta por covid
DISPARO ACIDENTAL
Assessor em fazenda do cantor Leonardo morre vitima de tiro acidental
VIOLENCIA DOMESTICA
Vítima de violência doméstica escreve bilhete com pedido SOS em agência bancária: 'Ele tá ai fora'
ALERTA AO CPF
Confira se o seu CPF foi usado de maneira IRREGULAR por desconhecidos
VAMOS PREVENIR
Igreja Adventista vota documento com orientações sobre cultos e reuniões
ALERTA AOS JOVENS
O que está por trás da alta das internações de jovens com covid
BRASIL EM PÂNICO
Brasil tem novo recorde de mortes por covid em 24 horas: 1.910
100 TRÉGUA
Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil
EXECUÇÃO NA MADRUGADA
Dona de bar é degolada e corpo encontrado nos fundos do estabelecimento