Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 28 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Lei anti-fumo diminui número de infartos em fumantes passivos

17 Out 2009 - 07h31Por Terra

 

Uma grande análise de estudos mostrou que as leis anti-fumo diminuem os casos de infarto relacionado ao fumo passivo e que essa diminuição continua a ser observada três anos após a implementação dessas leis.

Em artigo publicado no jornal CirculaFtion, da American Heart Society, os autores do trabalho relataram que, após a implementação de leis proibindo o cigarro em vários ambientes na Europa e nos EUA, o número de infarto foi 17% menor do que nos países onde não há restrições ao fumo.

As conclusões foram tiradas da meta-análise de 13 estudos. Os pesquisadores descobriram que as taxas de infarto começaram a cair imediatamente após as leis entrarem em vigor. Após um ano, a queda no número de infartos foi de 17% e, após três anos, de 36%.

Segundo o co-autor do estudo, James Lightwood, da Universidade da Califórnia em São Francisco, os efeitos observados são consistente com os riscos prováveis associados à exposição ao fumo.

Por exemplo, de acordo com as estatísticas 2009 de doenças do coração da American Heart Association, não fumantes expostos ao fumo passivo em casa ou no trabalho tem de 25% a 30% maior risco de desenvolver doença cardíaca.

De acordo com Lightwood, o estudo fornece evidência suficiente para estimular a criação de ambientes 100% livres de fumo. “Agora temos uma compreensão mais ampla do que acontece quando são feitas leis anti-fumo”, diz ele.

Para o porta-voz da American heart Association, David Goff, as evidências mostram que os benefícios são realistas e consistente com as estimativas sobre os danos causados pelo fumo passivo.

“É importante continuar criando, ampliando e aplicando leis anti-fumo. Elas representam uma estratégia de baixo custo para reduzir o número de infartos e, provavelmente, outras doenças cardiovasculares”, diz Goff.

Leia Também

TEMPESTADE
VÍDEO: após temporal, motoristas são retirados de shopping com bote
AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil e Auxílio Gás são pagos a cadastrados com NIS final 8; confira
ASSUSTADOR
Covid-19: Com 570 mortes, Brasil bate novo recorde de casos registrados em 24h
SUBINDO
Brasil em 24 horas, foram registradas 487 mortes por Covid 19 e 183.722 novos casos registrados
joao 5 39 examinais as escrituras 2_3 LIÇÕES DA BIBLIA
Quanto Falta para o Fim do Mundo?
TRAGÉDIA NA IGREJA
Confusão em culto termina com pastor e jovem mortos, 4 baleados e casa incendiada
SOB INVESTIGAÇÃO
Lutador é executado com 12 tiros, sua esposa esta grávida
SEU DINHEIRO
Qualquer cidadão pode consultar se tem valores a receber de instituições financeiras; saiba como
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 259 mortes e 83,3 mil novos casos
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Mãe vê partes íntimas vermelha, pergunta e filha de 2 anos aponta paro o tio