Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Ibama MS vai instalar base do prevfogo na Mata Atlântica.

13 Jan 2011 - 15h02Por Fátima News com ASCOM


Campo Grande, 13 de janeiro de 2011.  Uma base do Prevfogo do Ibama em Mato Grosso do Sul vai ser instalada no Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema, no sudoeste do Estado, um dos mais importantes remanescentes do bioma Mata Atlântica nessa região.

          A decisão foi anunciada pelo Superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, David Lourenço que acompanhado do Coordenador Estadual do Prevfogo, Márcio Yule  inspecionaram o local em que vão ser alocados os esquadrões da brigada dentro do parque.

          O parque Estadual das Várzeas do Ivinhema com 73,4 mil hectares possui  38,4 mil hectares de remanescentes da Mata Atlântica. E é para proteger esses remanescentes que o Prevfogo  do Ibama decidiu implantar as brigadas que vão atuar na prevenção de incêndios florestais nesta área. As brigadas também vão agir na prevenção de crimes ambientais e na educação ambiental das comunidades em torno do parque.

           Nos últimos anos a região foi assolada por vários incêndios florestais provocados na maioria das vezes por catadores de ginseng que colocavam fogo nas várzeas do local para provocar o nascimento concentrado da planta, comum na região.

             Há dois anos  um incêndio florestal consumiu longas áreas de várzeas do parque, chegando próximo à  sua sede. O incêndio foi apagado com a ajuda de brigadistas do  Prevfogo que foram deslocados de outras áreas para lá em maio de 2009. 

             Essa é uma das razões apontadas por  Davi Lourenço  para que o Ibama em Mato Grosso do Sul decidisse reforçar o combate e a prevenção  de incêndios florestais nessa região.

          “Nós temos o desafio de proteger os remanescentes do bioma Mata Atlântica no Estado”, diz David. Segundo dados do SOS Mata Atlântica o bioma originalmente ocupava 6,3 milhões de hectares na região sudeste e sudoeste do Mato Grosso do Sul. Hoje deste total o Estado têm  360 mil hectares de remanescentes florestais.

     “Nós fomos o Estado que menos perdeu remanescentes do bioma com o desmatamento nos últimos dois anos registrado pelo Atlas do SOS , que aponta o desflorestamento de apenas 154 hectares”,  diz Lourenço,” mas precisamos reforçar as nossas ações nessa região, para não perdermos mais nada do que resta da Mata Atlântica aqui” diz ele “ a instalação da base da brigada aqui no parque é uma das nossas ações preventivas nessa região”, conclui.

Costa Rica.Para reforçar a prevenção de incêndios e outros crimes ambientais na região de nascentes da cabeceira do Taquari, o Prevfogo do Ibama vai instalar também uma brigada no município de Costa Rica.  Com isso o total de componentes das brigadas no Estado vai chegar a 105 homens treinados para a prevenção, o combate e a educação ambiental em 2011, informa David Lourenço.

       Segundo  ele  o Prevfogo vai contar neste ano com seis brigadas com 2 esquadrões cada uma, sendo que  a maioria delas vai atuar na região do Pantanal e as duas especiais vão ficar uma no entorno da BAP , a Bacia do Alto Paraguai e a outra, a do parque, no entorno da bacia do Rio Paraná.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
A Polícia Militar isolou o local e acionou a Polícia Civil e a Perícia Criminal / TanaMídia NaviraíCASO DE POLÍCIA
Homem esfaqueia mulher e mata outra durante uso de drogas em MS