Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Governo adiantou recursos do Feas para atender municípios do Estado

5 Dez 2009 - 09h09

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) liberou, esta semana, repasses do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) no valor de R$ 520.953,00 referentes ao mês de dezembro para 72 municípios. Os recursos serão utilizados na compra de materiais de consumo para atender a rede de proteção social. De acordo com a secretária Tania Garib, os repasses foram antecipados para o início do mês para que as prefeituras possam cumprir com a programação prevista para este ano.

          Desde o início de 2009 a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) já liberou mais de R$ 4,8 milhões em recursos para o pagamento do cofinanciamento do Feas, destinados aos gastos com serviços e materiais para manutenção das unidades de assistência social aos municípios do Estado e com despesas de capital, que prevê a utilização para a compra de bens duráveis. Os repasses são realizados mensalmente.

             Repasse

          Para receber o recurso é preciso aprovação da Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso do Sul (CIB/MS) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O município deve apresentar um plano de ação aprovado por meio de resolução pelo CMAS e tem ainda, que comprovar a existência e funcionamento do Fundo de Assistência Social.

            Além do cofinanciamento dos pisos de Proteção Básica e Proteção Especial, o governo do Estado cofinancia ações em Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) nos Municípios onde o governo Federal não efetua o custeio.

              Projeto

         O Plano de Ação deve conter ações socioassistenciais para indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social atendidos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além de serviços socioeducativos para crianças, adolescentes e jovens; implementação de centros de convivência visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

            Os recursos do Feas transferidos aos fundos municipais devem ser aplicados de acordo com as previsões de atendimentos estabelecidas no Plano de Ação, observados a compatibilização com o Plano Estadual. Caso o município não tenha oferecido serviços correspondentes ao pactuado no Plano de Ação, deverá devolver o recurso não utilizado.

            A aplicação dos recursos é fiscalizada pelo CMAS e se for constatada qualquer irregularidade que resulte em prejuízo para o poder público ou não seja feita a prestação de contas, a Setas suspenderá as transferências financeiras relativas a qualquer outro termo de adesão.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
A Polícia Militar isolou o local e acionou a Polícia Civil e a Perícia Criminal / TanaMídia NaviraíCASO DE POLÍCIA
Homem esfaqueia mulher e mata outra durante uso de drogas em MS