Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Frota de veículos de Mato Grosso do Sul cresce 7,9% ao ano

15 Ago 2006 - 13h55
Todos os meses uma média de 3.170 novos veículos são emplacados no Estado, representando crescimento anual de 7,9% na frota. Entram mais carros novos nas ruas do que condutores habilitados pelos centros de formação: em média 2.132 ao mês. Dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) revelam que transitavam em Mato Grosso do Sul, em junho deste ano, 637.406 veículos.

Análise da psicóloga e especialista na área de trânsito e transporte, Maria Solange Félix Pereira, conclui que este crescimento acelerado acontece porque faltam políticas satisfatórias no âmbito do transporte coletivo, sob responsabilidade das prefeituras.

“No Brasil todo, a questão do transporte é problemática, investiu-se demais na política de transporte individual e o transporte público foi deixado de lado, por isso, principalmente após os anos 70, a frota de veículos vem crescendo assustadoramente”, explica Pereira

Campo Grande detém quase metada da frota do Estado, com 269.021 veículos (42,2%). Ainda não sofre com grandes congestionamentos, mas segue um caminho para que isso aconteça. Na Capital, para cada 2,7 habitantes existe um veículo, índice que a coloca em situação semelhante de metrópoles como São Paulo (SP), que possui um veículo para cada 2,2 habitantes, e ganha do Rio de Janeiro (RJ) que tem 3,74 habitantes/veículo.

Reflete pobreza – Além dos congestionamentos, as cidades com grandes frotas enfrentam o problema da poluição que é agravado, principalmente, pela circulação de veículos velhos. Em Mato Grosso do Sul, 43% da frota é formada por veículos com mais de 10 anos, são 274.835 unidades fabricadas antes de 1995. Essa alta taxa é explicada pelo poder aquisitivo da população, como explica a psicóloga Maria Solange.

“Temos uma população pobre. Se não me engano, 60% da população sul-mato-grossense ganha de um a três salários-mínimos. Como esse povo teria condições de comprar carro novo?”. Essa característica ressaltada pela psicóloga também pode justificar o alto número de motos no Estado.

Motocicletas – Até junho deste ano, Mato Grosso do Sul possuía 174.041 motos e motonetas. Ano passado nesse mesmo período, o Estado tinha 150.363, um aumento de 13,6%. Compara-se com o índice de crescimento da frota de carros, que foi de 5,5% no período. Ou seja, enquanto o número de carros aumentou em 17.422 unidades, a frota de motos ganhou 23.678 novos veículos.

O aumento na frota de motos e motonetas é um fenômeno que acontece nas grandes metrópoles, e isto ocorre, segundo a psicóloga, por vários motivos, dos quais dois já foram citados: a ausência da política de transporte no Brasil e o poder aquisitivo da população que prefere comprar uma moto por ser mais barata. Além disso, ainda existem fatores que só a moto ou motoneta dão, a mobilidade, rapidez e a economia.

“As camadas populares que são usuárias de ônibus, vêem na moto um transporte com fluidez – característica que não encontram no transporte coletivo – e econômico, por gastar pouco combustível e a manutenção não ser tão cara quanto à de um carro. Além disso, dependendo do tipo de moto, gasta-se menos do que com o transporte coletivo”, explica Pereira.

Economia e rapidez – O cientista social Mário Rosa utiliza a moto como seu meio de transporte. Além de gostar muito do veículo, a opção pela compra foi feita pensando, principalmente, na economia. “A moto é muito mais econômica e rápida. Já andei muito de ônibus e perde-se muito tempo.”

O maior problema com relação ao aumento de motos nas cidades é o elevado índice de acidente, como ressalta a psicóloga Maria Solange. “O índice de acidentes de trânsito com motos é muito alto, e isto acontece não só pelo elevado número de veículos desse tipo, mas também pela política de habilitação e fiscalização que é deficitária, muitos motociclistas não têm formação e os que têm, não aprenderam a dirigir no trânsito, não sabem pilotar na chuva, à noite, em um trânsito congestionado e a dirigir com calma.”

Para enfrentarem os problemas de uma grande frota de veículos, muitos países incentivam o uso da bicicleta, mas em Campo Grande, cidade que acumula a maior parte dos veículos do Estado, a situação é mais complicada, como explica Maria Solange.

“O nosso ambiente viário é perigoso e para haver o incentivo do uso da bicicleta, teriam que ser construídas ciclovias em toda a cidade. Acredito que a melhor solução seria investir mais no transporte coletivo, deixá-lo mais rápido, confortável e mais barato para a população.”
 
 
APn

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
A Polícia Militar isolou o local e acionou a Polícia Civil e a Perícia Criminal / TanaMídia NaviraíCASO DE POLÍCIA
Homem esfaqueia mulher e mata outra durante uso de drogas em MS