Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 21 de outubro de 2020
SADER_FULL
Busca
ZANZI
Brasil

Beber vinho tinto pode ser bom para visão, diz estudo

25 Jun 2010 - 13h40Por G1
Pesquisadores da Universidade de Medicina de Washington, em St Louis, descobriram que uma substância encontrada nas uvas e em outras frutas pode proteger os vasos sanguíneos dos olhos danificados pelo avanço da idade, segundo reportagem do site do jornal britânico "Telegraph". O estudo foi publicado no The American Journal of Pathology.

O composto, conhecido como resveratrol, é eficaz porque impede que os vasos sanguíneos sejam danificados.

A equipe acredita que a substância -que já foi associada ao antienvelhecimento e à proteção contra o câncer- funciona, pois protege contra a angiogênese anormal, a formação de vasos sanguíneos danificadas.

Esta característica pode ser associada ao câncer, doenças cardíacas e doenças oculares, como a degeneração macular (da retina, onde se forma a imagem), relacionada à idade.

O autor da pesquisa, Rajendra Apte, afirmou que o estudo deve causar um "impacto substancial" sobre a compreensão de como o resveratrol funciona.

Ele informou que é capaz de demonstrar que o resveratrol, um composto que ocorre naturalmente, pode inibir diretamente o desenvolvimento de vasos sanguíneos anormais, tanto dentro como fora do olho, e que a descoberta pode levar a novos tratamentos.

O composto natural é produzido em uma variedade de plantas para evitar infecções bacterianas. Pode ser encontrado em níveis altos na casca da uva (e, consequentemente, no vinho tinto), e em níveis mais baixos de blueberries, amendoim e outras plantas.

Vários estudos já demonstraram que o resveratrol pode diminuir os efeitos do envelhecimento e agir como um agente anticâncer.

O vinho tinto também é conhecido por apresentar diversos benefícios à saúde. O consumo moderado é associado a uma reduzida incidência de doenças cardiovasculares, o chamado paradoxo francês.

Apesar da dieta rica em manteiga, queijo e outras gorduras saturadas, os franceses têm uma incidência relativamente baixa de doenças cardiovasculares, que alguns atribuem ao consumo regular de vinho tinto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BRASIL - 154.176 MORTES
Covid-19: Brasil tem mais 271 óbitos e 15.383 novos casos em 24h
TRAGÉDIA NA CIDADE
Acidente entre trem e e micro-ônibus deixa uma mulher morta e feridos
VEJA VIDEO
Índio precisa buscar socorro a cavalo após ataque de onça
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Filha de 9 anos flagra pai estuprando menina de 5 na lateral da casa
AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio emergencial: 5,6 milhões de pessoas recebem nesta terça-feira
FAMOSIDADES
Luan Santana e Jade Magalhães terminam noivado de 12 anos
CORONAVIRUS NOS ANIMAIS
Gato é o primeiro animal no Brasil que testa positivo para o Coronavirus
ABSURDO
Enfermeiros, fisioterapeuta e médico são afastados após denúncia de estupro na UTI
BRASIL - 153.905 MORTES
Brasil registra 10,9 mil novos casos de covid-19 em 24 horas
AUXILIO EMERGENCIAL
Caixa paga hoje auxílio emergencial de R$ 300 a 1,6 milhão do Bolsa Família