Menu
SADER_FULL
sábado, 24 de julho de 2021
Busca
Brasil

Alcinópolis tem o maior índice de ICMS Ecológico do MS

10 Nov 2010 - 05h18Por Dourados Informa

O município de Alcinópolis, localizado na região norte, é o município com maior índice de ICMS (Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Ecológico, segundo tabela provisória publicada pelo governo de Mato Grosso do Sul. Quando assumiu a prefeitura, relata Mané Nunes (PR), o índice era de 8,62.

Em janeiro de 2010 saltou para 10,53 e para 2011 será de 12,95. Trata-se do maior índice dos últimos 10 anos, índice semelhante, de 12,92, foi atingido em 2002. De 2002 a 2008, o índice do município despencou e começou a ser recuperado somente em 2009.

Para o prefeito, o resultado é fruto do trabalho incansável de sua equipe para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “Ao mesmo tempo estamos preservando o meio ambiente e melhorando a vida dos alcinopolenses”, garantiu Mané Nunes.

O município contra com três unidades de conservação, sendo uma estadual - Parque das Nascentes do Taquari - com 26.849,6232 hectares; e duas municipais – Monumento Natural Serra do Bom Jardim - com 5.568,4032 hectares, e o Parque Natural Templo dos Pilares - com 100 hectares.

IMPOSTO - O ICMS Ecológico é um mecanismo que possibilita aos municípios acessarem recursos financeiros arrecadados a partir da definição, em leis estaduais, de critérios ambientais para a partilha de parte da “quota-parte” que os municípios têm direito de receber como transferências constitucionais.

O imposto é uma compensação para os municípios que preservam o meio ambiente, onde 90% é repassado conforme a avaliação qualitativa e quantitativa e os outros 10% são avaliados por meio de outros investimentos aplicados na cidade como coleta seletiva de lixo, rede de esgoto, rede de água, plano diretor, entre outros.

DIVISÃO - No Mato Grosso do Sul os 25% do ICMS destinados aos municípios são compostos da seguinte maneira: 7% divididos igualitariamente entre todos os municípios; 5% em função da extensão territorial do município; 5% em virtude do número de eleitores; 3% conforme o índice resultante do percentual da receita própria e, por fim, 5% ICMS Ecológico.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRABALHO ESCRAVO
Aliciamento de crianças: família de líderes religiosos é presa em operação da polícia
ATO OBSCENO
Homem é detido após entrar nu em culto evangélico
TRAIÇÃO
Vídeo: Mulher flagra marido com travesti dentro do carro e 'pancadaria come solta'
COVID 19 NO BRASIL
Brasil tem 1 órfão por covid a cada 5 minutos: 'Pensamos que crianças não são afetadas, mas sim
SELEÇÃO OLIMPICA
Brasil ameaça passeio em estreia contra a Alemanha, mas desperdiça chance de goleada histórica
TRAGÉDIA NO RIO
Barco vira com nove pessoas matando 3 crianças e 3 adultos
REVOLTA
Mulher tem parte do rosto destruído por ataque de pitbull sem coleira; assista
FLAGRA
Vigilante descobre traição e mata amante da esposa com 3 tiros
SOB INVESTIGAÇÃO
"Te achei!", gritou suspeito antes de matar jovem de 16 anos com 10 tiros
CRIME PASSIONAL
Homem mata a ex-mulher e atira contra a própria cabeça