Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Ponta Porã teme perder dinheiro do FPM por causa do Censo

5 Jun 2007 - 17h36
A prefeitura de Ponta Porã está preocupada em perder recursos como parte do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) devido a dificuldade que os recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estão encontrando para realizar a pesquisa de contagem da população do município.
O IBGE está realizando em todo o Brasil o Censo 2007. A contagem da população será realizada nos municípios com até 170 mil habitantes, abrangendo aproximadamente 30 milhões de domicílios, onde vivem cerca de 99 milhões de pessoas.
Um dos critérios adotados para estabelecer o repasse de recursos do FPM, por parte do governo federal, é o número de moradores. Daí a importância do Censo 2007 apurar exatamente o total da população.
O prazo final para a contagem dos habitantes se encerra no dia 31 de julho. Portanto, o IBGE tem dois meses para terminar os trabalhos. E os números de contagem da população não são animadores.
A pesquisa vai fornecer dados atualizados para a distribuição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que é o recurso financeiro que a União repassa, para que os municípios possam investir na melhoria de vida dos seus habitantes.
O problema maior encontrado pelos recenseadores é que eles têm encontrado as casas fechadas. "Muita gente trabalha fora durante o dia e, à noite, quando nossos recenseadores chegam, não querem atender. Isso está atrasando nosso trabalho", explica Sely Batista Cavalcante, coordenadora técnica do Censo 2007 em Mato Grosso do Sul.
O principal motivo para a recusa por parte dos moradores é a desconfiança. "O morador acha que o recenseador pode ser uma pessoa mal intencionada que estaria usando o Censo como motivo para entrar na residência. Mas não existem razões para esta desconfiança. Nossos recenseadores estão bem identificados. No colete dele e no crachá tem a identificação exata da pessoa e até um número de telefone que pode ser acionado gratuitamente por qualquer pessoa para checar se quem está em sua casa é mesmo recenseador do IBGE", lamenta.
Sely afirma que colaborar com o Censo representa muito para o município onde a pessoa mora. "Um dos repasses de recursos federais mais importantes para os municípios é o FPM. 
Cada cidadão precisa fazer a sua parte, com isso, a cidade ganha pois o FPM será repassado para garantir investimentos em Educação, Saúde, Infra-estrutura, enfim, melhorias para a população".
Outra estratégia adotada pelo IBGE será a ampliação no número de recenseadores. Hoje são 28 na área urbana e 10 nas áreas rurais. "A partir dos próximos dias vamos contratar mais 15 pessoas para que os trabalhos sejam ampliados. Temos pressa pois o prazo está se esgotando", enfatizou Sely.
Ela reiterou a necessidade da população colaborar: "o questionário é simples. A entrevista é rápida e as informações serão utilizadas apenas como dados estatísticos. Não precisa da assinatura de ninguém. Apenas que as pessoas repassem informações corretas", explicou a coordenadora do Censo 2007.
 
 
 
Com assessoria

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
A Polícia Militar isolou o local e acionou a Polícia Civil e a Perícia Criminal / TanaMídia NaviraíCASO DE POLÍCIA
Homem esfaqueia mulher e mata outra durante uso de drogas em MS