Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Plano para combater erosão sai em janeiro

15 Dez 2004 - 13h26
A solução dos problemas causados pela erosão na cidade de Ivinhema, no Sul do Estado, vai entrar numa agenda articulada entre os Ministérios do Meio Ambiente, Ministério das Cidades, Governo de Mato Grosso do Sul e Prefeitura local. A decisão foi acertada esta manhã, durante audiência entre o secretário de Representação de Mato Grosso do Sul em Brasília, Márcio Portocarrero, o deputado João Grandão (PT-MS), e o diretor de programas do Ministério do Meio Ambiente, Fabrício Amilivia Barreto. Na segunda quinzena de janeiro próximo, uma equipe técnica - integrada por especialistas dos órgãos públicos envolvidos na questão - fará uma visita à cidade para, no dia seguinte, durante audiência pública que será organizada pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, anunciar as primeiras medidas.

“O importante é que o problema entrou na agenda e será resolvido através de uma ação articulada e emergencial. A solução não pode ser paliativa. A erosão vem há anos avançando e, a cada chuva, se constitui numa ameaça séria à cidade e à população”, explicou Portocarrero que, desde a época em que era Secretário de Meio Ambiente, por orientação do governador Zeca do PT, busca um encaminhar uma solução global e definitiva. A primeira etapa, segundo ele, é conter a erosão para, em seguida, recuperar as áreas degradadas - cerca de 20 quilômetros de extensão, com larguras que variam de 100 a 500 metros - através de um plano de urbanização. O deputado João Grandão, em sintonia com o governo do Estado e com o prefeito de Ivinhema, Neri Kuhnen , conseguiu emplacar uma emenda ao orçamento da União de 2005 para destinar recursos federais às obras de drenagem das águas que transformaram um antigo córrego da cidade num enorme buraco.

“Já estamos cientes do problema e vamos conversar com os atores envolvidos na questão. A participação do Município, Governo do Estado e União é fundamental para se estabelecer um calendário articulado”, disse Fabrício Barreto, que representou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva na audiência. O coordenador nacional do Programa Pantanal, Valmir Ortega, que também participou da audiência, designado pela ministra especificamente para o caso de Ivinhema, vai articular os órgãos federais que participarão da missão técnica e da audiência pública.

Em Mato Grosso do Sul, o secretário de Meio Ambiente, José Elias Moreira, vai coordenar as ações regionais. O Ministério Público deverá acionar a empresa Someco, em cuja propriedade rural o processo erosivo tem início e fim, para participar da solução do problema. “O governador Zeca do PT determinou que se faça um mutirão para resolver definitivamente o problema de Ivinhema. Só nos faltava o apoio do governo federal”, afirma Portocarrero.
 
 
APn

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
A Polícia Militar isolou o local e acionou a Polícia Civil e a Perícia Criminal / TanaMídia NaviraíCASO DE POLÍCIA
Homem esfaqueia mulher e mata outra durante uso de drogas em MS