Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Mutirões rurais emitem 2.510 documentos no MS

22 Mai 2010 - 11h00Por Ministério do Desenvolvimento Agrário
Em 13 mutirões, realizados entre março e abril no território da Grande Dourados (MS), foram atendidas 3.890 pessoas e emitidos 2.510 documentos entre carteiras de identidade, CPF e carteiras de trabalho.

As ações foram realizadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e confirmaram a importância do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR).

A Defensoria Pública e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) realizaram juntos 943 atendimentos, prestando informações sobre os benefícios da Previdência Social (aposentadoria, auxílio maternidade, auxilio doença, contagem de tempo de serviço), além de 2ª via de certidões de nascimento, casamento, divórcio e pensão alimentícia.

De acordo com Mara Lucia Pena de Abreu, asseguradora do PNDTR no estado, os mutirões têm proporcionado a uma imensa parcela de moradoras e moradores da área rural a oportunidade de serem reconhecidos como cidadãos.

“A falta de documentação básica exclui as mulheres das estatísticas rurais e as tornam econômicas e socialmente invisíveis, dificultando o acesso às políticas públicas.”, afirmou Mara.

Além de facilitar o acesso a documentos a quem precisa, o PNDTR também envolve a capacitação e a difusão de informações sobre políticas públicas relativas à agricultura familiar, reforma agrária e programas sociais do governo federal.

Os mutirões realizados no Território da Cidadania da Grande Dourados contaram com a parceria de órgãos dos governo federal, estadual e municipal, como a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp), Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), INSS, da Caixa Econômica Federal, Defensoria Pública, Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Energias do Brasil (Eletrosul) e das prefeituras municipais e suas secretarias. Mais mutirões devem ser realizados no segundo semestre de 2010.

Fazem parte do território da Grande Dourados os municípios de Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Douradina, Fátima do Sul, Vicentina, Glória de Dourados, Jateí, Deodápolis, Jutí, Caarapó e Dourados.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
A Polícia Militar isolou o local e acionou a Polícia Civil e a Perícia Criminal / TanaMídia NaviraíCASO DE POLÍCIA
Homem esfaqueia mulher e mata outra durante uso de drogas em MS