Menu
LIMIT ACADEMIA
quarta, 17 de outubro de 2018
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Maior poder de compra aumenta o consumo de cerveja

2 Jul 2010 - 07h17Por Diário MS
Uma das bebidas preferidas do brasileiro, ma cerveja, tem sido cada vez mais consumida. O aumento da renda das classes C, D e E é o fator que mais contribui para elevar o consumo da bebida no Estado e em todo o país.

O diretor da distribuidora da Ambev em Dourados, a Grandourados, Marcelo Mariano, diz que observou uma mudança mais significativa nos últimos três anos. “As pessoas estão, sem dúvida, com maior poder de compra. Com isso, as vendas subiram em até 20% ao ano”.

Com a Copa do Mundo o aumento é ainda maior. “Nessa época as vendas aumentaram mais 20%. Precisamos até antecipar os estoques em dia de jogo do Brasil, para não faltar”, explica.

De acordo com Marcelo, com a diversificação da cerveja, as marcas, antes consideradas caras, hoje alcançam clientelas de todas as classes. “Hoje atingimos todas as classes e o consumo só tem aumentado. Só na cidade de Dourados a empresa dele entrega 15 caminhões, por dia, de cerveja”.

Em outra distribuidora da cidade, da marca Cristal, o aumento é variável. “Pode chegar a 40% ao mês. E tudo indica que isso seja por consequência do maior poder aquisitivo dos consumidores”, afirma o supervisor Wanderlei Salustiano.

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), a elevação do consumo da bebida no Brasil deve ficar entre 10% e 12% este ano.

Em 2009, o consumo nacional cresceu 10,9%, apesar da crise econômica internacional. O mercado somou 10,91 bilhões de litros de cerveja fabricados e comercializados em todo o país, gerando um faturamento bruto de R$ 31 bilhões.

No Brasil, o consumo por pessoa não chega a 60 litros/ano. Bem abaixo do registrado na Alemanha, onde o valor por habitante está em torno de 120 litros/ano e na República Checa, na qual o consumo supera 150 litros per capita anuais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NO JORNALISMO
Morre Gil Gomes, jornalista policial, aos 78 anos, em São Paulo
SELEÇÃO BRASILEIRA
Brasil vence a Argentina com gol de Miranda nos acréscimos e conquista o Superclássico
HORARIO DE VERÃO
Início do horário de verão não será adiado, informa o Planalto
IBOPE PARA PRESIDENTE
Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 59%; Haddad, 41%
ASSASSINATO
Rapaz agride avós de adolescente que não quis namorar com ele; avó morreu
TRAGEDIA NA RODOVIA
Carro ocupado por sete pessoas se envolve em acidente; cinco morreram
REVOLTANTE
Menina de 11 anos é estuprada por detento ao visitar irmão em presídio
ACIDENTE FATAL
Douradense morre em acidente no RS
REALITY SHOW
A Fazenda 10: Ana Paula é eliminada e se manifesta contra Bolsonaro
FACÇÃO CRIMINOSA
Decapitada por Satã do PCC, jovem morreu por exigir respeito após roubo de chinelo