Menu
SADER_FULL
quarta, 17 de outubro de 2018
LIMIT ACADEMIA
Busca
SICREDI_FATIMA
Brasil

Ensino superior: renovação do Fies termina hoje

30 Abr 2007 - 08h27

 

Termina hoje o prazo para renovação de todos os 165 mil contratos do Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies). Os universitários que não assinarem o termo de aditamento poderão perder o crédito. A Caixa Econômica Federal já havia prorrogado por um mês o período de renovação.

O contrato do Fies precisa ser revalidado a cada semestre. A assinatura da renovação, na maioria dos casos, é feita na própria instituição de ensino do aluno, desde que ele esteja em dia com o pagamento das parcelas trimestrais de juros, que nunca ultrapassam R$ 50. Caso haja débito ou quaisquer alterações no cadastro, o estudante deverá comparecer a uma agência da Caixa. Os bancos abrem nesta segunda.

Entre as principais mudanças cadastrais, estão: novo número do CPF e novo estado civil; restrições em relação ao fiador ou troca do responsável pelo crédito; alteração do CNPJ da mantenedora da instituição de ensino.

A Caixa ressalta que, nesses casos, o beneficiado deve, obrigatoriamente, estar acompanhado do fiador, com o cônjuge, se houver; caso seja menor de 18 anos, o responsável legal também deve ir. O universitário ainda deve apresentar na agência comprovante de regularidade de matrícula.

O Fies é um programa que financia até 50% de todas as mensalidades de universidades privadas. Atualmente, o estudante pode conseguir o crédito através do ProUni, caso ele consiga apenas bolsa parcial. As inscrições para o segundo semestre serão abertas dia 23.

Com ProUni, o governo paga metade do curso, e a outra metade é dividida em duas partes iguais: a primeira deve ser quitada pelo estudante, a cada mensalidade da instituição; a segunda é financiada pela Caixa.

Durante o curso, o universitário só precisa pagar, a cada três meses, até R$ 50 relativos aos juros do crédito. O empréstimo é quitado em parcelas mensais somente ao fim da faculdade.

 

 

Terra Redação

Deixe seu Comentário

Leia Também

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Conclusão do Comperj deve gerar 8 mil vagas em 2019
LUTO NO JORNALISMO
Morre Gil Gomes, jornalista policial, aos 78 anos, em São Paulo
SELEÇÃO BRASILEIRA
Brasil vence a Argentina com gol de Miranda nos acréscimos e conquista o Superclássico
HORARIO DE VERÃO
Início do horário de verão não será adiado, informa o Planalto
IBOPE PARA PRESIDENTE
Ibope para presidente, votos válidos: Bolsonaro, 59%; Haddad, 41%
ASSASSINATO
Rapaz agride avós de adolescente que não quis namorar com ele; avó morreu
TRAGEDIA NA RODOVIA
Carro ocupado por sete pessoas se envolve em acidente; cinco morreram
REVOLTANTE
Menina de 11 anos é estuprada por detento ao visitar irmão em presídio
ACIDENTE FATAL
Douradense morre em acidente no RS
REALITY SHOW
A Fazenda 10: Ana Paula é eliminada e se manifesta contra Bolsonaro