Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 22 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Consumo de energia elétrica aumenta em janeiro

16 Mar 2007 - 05h15
 

Em janeiro, o consumo de energia elétrica aumentou no Brasil. É o que apontam os números divulgados nesta quinta-feira, dia 15, pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal responsável pelo planejamento de longo prazo do setor. O consumo de energia elétrica em janeiro atingiu 29.741 GW/h, com aumento de 5,4% sobre igual mês do ano passado.

 

O setor residencial puxou a alta: segundo a EPE, no mês de janeiro as residências brasileiras consumiram 7.769 GW/h, o que representa aumento de 8,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. No setor industrial, o aumento foi de 3,4%, com consumo total de 12.629 GW/h no primeiro mês deste.

 

A área comercial utilizou 4.954 GW/h em janeiro, com aumento de 6,9% sobre janeiro de 2006, enquanto o segmento agrupado como "outros" (que inclui governo, rural e iluminação pública), registrou expansão de 4,0%, com consumo de 4.390 GW/h no mês.

 

A EPE atribui o forte aumento observado na área residencial à instalação de novos equipamentos eletrodomésticos, além da ampliação do número de consumidores, inclusive os beneficiados pelo programa Luz para Todos.

 

No caso do setor comercial, a EPE considera que o aumento da climatização dos ambientes (ar condicionado em shopping centers) foi um dos principais fatores para a expansão. Além disso, haveria uma base deprimida de comparação, e o fato de a temperatura média este ano ter sido superior à registrada em janeiro de 2006 também contribuiu para o aumento.

 

A região com maior aumento foi o Centro-Oeste, com acréscimo de 6,9%, impulsionado pela expansão de 7,2% na área industrial No acumulado em 12 meses até janeiro, o consumo nacional de energia elétrica atingiu 348.754 GW/h, com aumento de 4,0% em relação a igual período anterior.

 

 

RMT Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

CENAS FORTES
Vídeo flagra mulher sendo agredida por ex-marido com socos e chutes
GUERRA NO RJ II
Parentes de mortos durante chacina em São Gonçalo e Itaboraí dizem que vítimas eram inocentes
GUERRA NO RJ
Chacina deixa pelo menos 7 mortos na Região Metropolitana do Rio
BBB 19
Famosos protestam contra Maycon por agredir animais e mãe o defende: 'Não é um monstro'
MORTE A ESCLARECER
Exército investiga morte de sargento após teste de aptidão física
CASO DE POLÍCIA
Rapaz morre em pátio de motel
MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
PROBLEMAS MENTAIS
Casal é brutalmente agredido a enxadadas pelo filho
BARRADO
Filho do cantor Marciano diz ter sido impedido de ir no velório do pai
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação