Menu
SADER_FULL
segunda, 18 de junho de 2018
PASSARELA
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Consumo de energia elétrica aumenta em janeiro

16 Mar 2007 - 05h15
 

Em janeiro, o consumo de energia elétrica aumentou no Brasil. É o que apontam os números divulgados nesta quinta-feira, dia 15, pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal responsável pelo planejamento de longo prazo do setor. O consumo de energia elétrica em janeiro atingiu 29.741 GW/h, com aumento de 5,4% sobre igual mês do ano passado.

 

O setor residencial puxou a alta: segundo a EPE, no mês de janeiro as residências brasileiras consumiram 7.769 GW/h, o que representa aumento de 8,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. No setor industrial, o aumento foi de 3,4%, com consumo total de 12.629 GW/h no primeiro mês deste.

 

A área comercial utilizou 4.954 GW/h em janeiro, com aumento de 6,9% sobre janeiro de 2006, enquanto o segmento agrupado como "outros" (que inclui governo, rural e iluminação pública), registrou expansão de 4,0%, com consumo de 4.390 GW/h no mês.

 

A EPE atribui o forte aumento observado na área residencial à instalação de novos equipamentos eletrodomésticos, além da ampliação do número de consumidores, inclusive os beneficiados pelo programa Luz para Todos.

 

No caso do setor comercial, a EPE considera que o aumento da climatização dos ambientes (ar condicionado em shopping centers) foi um dos principais fatores para a expansão. Além disso, haveria uma base deprimida de comparação, e o fato de a temperatura média este ano ter sido superior à registrada em janeiro de 2006 também contribuiu para o aumento.

 

A região com maior aumento foi o Centro-Oeste, com acréscimo de 6,9%, impulsionado pela expansão de 7,2% na área industrial No acumulado em 12 meses até janeiro, o consumo nacional de energia elétrica atingiu 348.754 GW/h, com aumento de 4,0% em relação a igual período anterior.

 

 

RMT Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NA TV
Morre o ator Fábio Tomasini, de 'Belíssima'
MONSTRO
Padrasto é preso por espancar e causar a morte de enteada de 3 anos
APELO PELA SAÚDE
MC Pikachu, internado com hidrocefalia, faz apelo: 'Rezem muito por mim'
FÁTIMA DO SUL - NA NOSSA LOJA
FÁTIMA DO SUL: Chegaram a nova coleção inverno 2018 na Nossa Loja, venha conferir as lindas blusas
Brasil X Argentina
Moradores pintam rua de azul e branco no Piauí e vão torcer para Argentina na Copa
NOVELA GLOBAL
Hoje em Segundo Sol: Beto pode desistir de Luzia
APOCALIPSE
Estela (Lisandra Souto) esfaqueia a própria filha, Talita (Laís Pinho), e provoca a morte dela.
FÁTIMA DO SUL - A COPA CHEGOU NO O BOTICÁRIO
Seleção O Boticário - itens indispensáveis para jogar bonito em Fátima do Sul
SUSTO
carro pega fogo a caminho da escola
MONSTRUOSIDADE
Polícia encontra áudios e descobre que mãe permitia que filha de 10 anos fosse estuprada