Menu
SADER_FULL
quinta, 15 de novembro de 2018
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
Brasil

Consumo de energia elétrica aumenta em janeiro

16 Mar 2007 - 05h15
 

Em janeiro, o consumo de energia elétrica aumentou no Brasil. É o que apontam os números divulgados nesta quinta-feira, dia 15, pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal responsável pelo planejamento de longo prazo do setor. O consumo de energia elétrica em janeiro atingiu 29.741 GW/h, com aumento de 5,4% sobre igual mês do ano passado.

 

O setor residencial puxou a alta: segundo a EPE, no mês de janeiro as residências brasileiras consumiram 7.769 GW/h, o que representa aumento de 8,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. No setor industrial, o aumento foi de 3,4%, com consumo total de 12.629 GW/h no primeiro mês deste.

 

A área comercial utilizou 4.954 GW/h em janeiro, com aumento de 6,9% sobre janeiro de 2006, enquanto o segmento agrupado como "outros" (que inclui governo, rural e iluminação pública), registrou expansão de 4,0%, com consumo de 4.390 GW/h no mês.

 

A EPE atribui o forte aumento observado na área residencial à instalação de novos equipamentos eletrodomésticos, além da ampliação do número de consumidores, inclusive os beneficiados pelo programa Luz para Todos.

 

No caso do setor comercial, a EPE considera que o aumento da climatização dos ambientes (ar condicionado em shopping centers) foi um dos principais fatores para a expansão. Além disso, haveria uma base deprimida de comparação, e o fato de a temperatura média este ano ter sido superior à registrada em janeiro de 2006 também contribuiu para o aumento.

 

A região com maior aumento foi o Centro-Oeste, com acréscimo de 6,9%, impulsionado pela expansão de 7,2% na área industrial No acumulado em 12 meses até janeiro, o consumo nacional de energia elétrica atingiu 348.754 GW/h, com aumento de 4,0% em relação a igual período anterior.

 

 

RMT Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

ENCONTRO DE GOVERNADORES
Em encontro de governadores com Bolsonaro, Reinaldo defende fronteira e reajuste da tabela SUS
VIOLENCIA DOMESTICA
Homem é esfaqueado por esposa que tem ciumes até da sombra
ENTROU ATIRANDO
VÍDEO: Pastor é baleado no altar durante o culto
TRAGEDIA
Ex-prefeito é morto pelo pai após ser confundido com assaltante
ACIDENTE DE TRANSITO
Caminhão passa por cima de veículos e explode em grave acidente
NOVELA GLOBAL
'O sétimo guardião': Marilda (Letícia Spiller) é flagrada nua e finge ser uma assombração
BNDS
“Se não abrir a caixa preta do BNDES, está fora!”, diz Bolsonaro sobre Levy
FAMOSIDADES
Susana Vieira está com leucemia, mas a doença está controlado, diz assessoria
NOVELA GLOBAL
Marina Ruy Barbosa é a heroína de 'O sétimo guardião': 'Luz foge do tradicional'
CONSTRANGIMENTO
Claudia Leitte quebra silêncio e desabafa sobre polêmica com Silvio Santos