Menu
SADER_FULL
sexta, 22 de novembro de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Consumo de energia elétrica aumenta em janeiro

16 Mar 2007 - 05h15
 

Em janeiro, o consumo de energia elétrica aumentou no Brasil. É o que apontam os números divulgados nesta quinta-feira, dia 15, pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal responsável pelo planejamento de longo prazo do setor. O consumo de energia elétrica em janeiro atingiu 29.741 GW/h, com aumento de 5,4% sobre igual mês do ano passado.

 

O setor residencial puxou a alta: segundo a EPE, no mês de janeiro as residências brasileiras consumiram 7.769 GW/h, o que representa aumento de 8,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. No setor industrial, o aumento foi de 3,4%, com consumo total de 12.629 GW/h no primeiro mês deste.

 

A área comercial utilizou 4.954 GW/h em janeiro, com aumento de 6,9% sobre janeiro de 2006, enquanto o segmento agrupado como "outros" (que inclui governo, rural e iluminação pública), registrou expansão de 4,0%, com consumo de 4.390 GW/h no mês.

 

A EPE atribui o forte aumento observado na área residencial à instalação de novos equipamentos eletrodomésticos, além da ampliação do número de consumidores, inclusive os beneficiados pelo programa Luz para Todos.

 

No caso do setor comercial, a EPE considera que o aumento da climatização dos ambientes (ar condicionado em shopping centers) foi um dos principais fatores para a expansão. Além disso, haveria uma base deprimida de comparação, e o fato de a temperatura média este ano ter sido superior à registrada em janeiro de 2006 também contribuiu para o aumento.

 

A região com maior aumento foi o Centro-Oeste, com acréscimo de 6,9%, impulsionado pela expansão de 7,2% na área industrial No acumulado em 12 meses até janeiro, o consumo nacional de energia elétrica atingiu 348.754 GW/h, com aumento de 4,0% em relação a igual período anterior.

 

 

RMT Online

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTA PELA VIDA
Médico brasileiro vai aos EUA para atender Gugu
LIBERTADORES
Torcedores que vão ao Peru devem ficar atentos às regras do país
ABSURDO
ANEEL pretende tirar o direito do consumidor gerar energia solar na sua casa
FORÇA DE VONTADE
Cadeirante desempregado usa kit e vira entregador de comida - Vídeo
VEJAM SÓ
“Flamingos” voltam após 200 anos e encantam Florianópolis
FEMINICIDIO
Mulher é morta pelo namorado no dia do aniversário
GUGU LIBERATO
Novo boletim médico de Gugu Liberato será divulgado no início da tarde desta sexta
FÁTIMA DO SUL - FINAL DA LIBERTADORES
Restaurante Julifran vai ter Flamengo e River Ao Vivo com promoção de chopp em Fátima do Sul
TRISTEZA
Polícia 'envelhece' foto de criança desaparecida há dez anos e emociona mãe; veja vídeo
ECONOMIA BRASILEIRA
O que se pode esperar da economia brasileira no futuro?