Menu
SADER_FULL
quinta, 5 de agosto de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
rede social

Google encerra Orkut nesta terça; rede terá "museu online" de comunidades

30 Set 2014 - 07h33Por Uol

O Orkut vai ser encerrado nesta terça-feira (30) pelo Google. Depois de dez anos de atividade, a gigante das buscas planeja fazer uma espécie de repositório de comunidades públicas do Orkut.  A companhia vai disponibilizar mais detalhes sobre o "museu virtual" da plataforma social ainda na terça.

Para quem quer recuperar as informações contidas na rede social, o Orkut disponibilizou uma ferramenta chamada Takeout. Com ela, é possível guardar álbuns de fotos, scraps (recados) e depoimentos.

Saiba como fazer backup do Orkut para salvar fotos, scraps e testimonials14 fotos

1 / 14
O Google confirmou para 30 de setembro o fim do Orkut, rede social que já foi a mais utilizada pelos brasileiros. Mesmo que o site deixe de funcionar, você conseguirá guardar para a posteridade os álbuns de fotos, scraps e depoimentos. Isso porque é possível fazer o backup do perfil, sem ter de copiar os arquivos um a um - veja a seguir como fazer. Clique em MAIS para ler sobre o fim do serviço Leia mais Arte/UOL

Histórico

Fundado pelo turco Orkut Büyükkökten, que trabalhava no time de engenharia do Google, o projeto da rede social fazia parte de uma iniciativa da gigante das buscas, que disponibilizava 20% do horário do expediente para funcionários trabalharem em um projeto novo.

A rede social fez sucesso, basicamente, em dois países: Brasil e Índia. Isso fez com que o Google em 2008 transferisse a responsabilidade pela plataforma entre os engenheiros do Google nessas duas localidades.

No Brasil, o Orkut foi por bastante tempo a rede mais acessada no país. Com a popularidade, também vieram os problemas. Em função da disseminação de pornografia infantil no site, em 2 de julho de 2008, o Google assinou um TAC (termo de ajustamento de conduta) com o MPF (Ministério Público Federal), comprometendo-se em cooperar com a Justiça para localizar infratores.

A primeira experiência de rede social do brasileiro foi escancarada no Orkut. Não faltavam conteúdos esquisitos postados por usuários. Houve até sites especializados em reunir esse tipo de conteúdo, como o "Pérolas do Orkut".

Outro aspecto da rede social é que ela foi também palco de uma das primeiras webcelebridades brasileiras: Katilce Miranda. Após ser beijada por Bono Vox, do U2, durante um show de 2006, a carioca recebeu em sua área de scraps (recados) mais de 1 milhão de mensagens. A iniciativa ficou conhecida como "Chat da Katilce".

Deixe seu Comentário

Leia Também

OS MAIS VENDIDOS
Os carros mais vendidos em Sudamerica
BAIXA UMIDADE
Previsão do Tempo: Semana será marcada por baixos índices de umidade relativa do ar
FENÔMENO DA NATUREZA
Chuva de meteoros será visível na madrugada de quinta para sexta em todo Brasil
FRIO E CHUVA
Temperatura despenca 23º em 12 horas em Fátima do Sul
by baymetrics.analytics SEGURANÇAS CIBERNÉTICA
Princípios básicos da segurança cibernética em empresas
INVERNO
Ar frio e seco predomina nesta terça-feira em Mato Grosso do Sul
O FRIO VOLTOU
Região de Dourados tem geada e até -1ºC na 2ª semana mais fria do ano
FRIO INTENSO
Meteorologia prevê frio intenso e geada para a segunda quinzena de julho em Fátima do Sul e MS
VISITANTE RARO
A misteriosa nuvem de gelo que envolve o Sistema Solar
ERUPÇÃO SOLAR
Nasa registra maior explosão solar desde 2017