Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Tecnologia

Aplicativo ajuda a recuperar veículos roubados, furtados ou clonados

8 Abr 2014 - 18h00Por Nova News

Um aplicativo para Smartfones está colaborando para que a polícia consiga interceptar veículos roubados, furtados ou clonados. O Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp) foi criado para possibilitar a consulta de qualquer veículo. Confira a página do aplicativo, clique aqui. O programa é chamado de “Sinesp Cidadão” e esta disponível para Android e iPhone. 

O sistema se transformou em uma arma bastante útil para a identificação de veículos suspeitos. As informações dos veículos são registradas na base nacional do cadastro do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), onde qualquer pessoa com um aparelho móvel pode consultar os veículos, basta inserir os dígitos da placa e o sistema informa a situação do carro, em segundos. 

O aplicativo esta se tornando cada vez mais frequente nas telas dos celulares (Foto: Germino Roz/Nova News )

Um leitor do Nova News, morador da cidade de Nova Andradina, que preferiu não se identificar, entrou em contato com a redação para descrever a utilidade do aplicativo. Segundo ele, foi um primo de outro Estado que teria apresentado a novidade. “Eu baixei, é rápido, como um aplicativo qualquer, deixei lá no meu celular. Um dia estava na Praça Brasil e vi um veículo Fiat Uno com características suspeitas, não pensei duas vezes, consultei a placa do carro e, para minha surpresa, o veículo era furtado”, disse ele.

Perguntamos se ele acionou a polícia e, a resposta foi negativa, o leitor confessou que ficou com medo de denunciar, mas afirmou que se houver outra oportunidade ele fará a denúncia no 190. “Meu primo havia me explicado como funcionava o aplicativo, mas no momento que acusou na tela do meu celular eu fiquei assustado e acabei não acionando a polícia”, contou. Segundo ele, o receio era que a polícia não soubesse da existência do aplicativo e, ele fosse classificado como uma pessoas que estaria passando um trote. 

As autoridades policiais orientam que nenhum cidadão deve fazer aborde ou se aproxime de veículos cadastrados no sistema com registro positivo de roubo ou clonagem de placa. É preciso acionar o 190 para que uma equipe policial seja direcionada ao local. A iniciativa tem o objetivo de possibilitar consulta de dados para qualquer pessoa, ampliando a proteção da sociedade brasileira com a participação de todos os cidadãos. 

O aplicativo foi idealizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça e desenvolvimento juntamente com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Clique aqui para baixar o aplicativo. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Lei estadual: número de série de bicicleta deve constar no documento fiscal na hora da compra
Vinícius Rodrigues reside em uma cidade dos Estados Unidos (Colombo, Ohio) a qual ele cursa Doutorado na área de Engenharia Nuclear FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é destaque em Universidade de Ohio EUA na área de Engenharia Nuclear
Tecnologia
Instabilidade atinge apps da Meta: WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar?
DETRAN/MS - Foto: Rodrigo Maia DETRAN/MS
Detran-MS libera consulta digital de veículo apreendido em pátios de Campo Grande
DETRAN-MS - Foto: Rodrigo Maia NO AR
No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação