Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
VACINAÇÃO

Para segurança e retomada da economia, MS já disponibilizou 1,4 milhão de vacinas para trabalhadores

Segundo dados do "Vacinômetro", 1,2 milhão de doses já foram direcionadas aos profissionais de saúde, que desde o começo da pandemia estão na "linha de frente" no atendimento aos pacientes com Covid

22 Out 2021 - 08h00Por Portal do MS

Para contribuir com a segurança e saúde pública, além da retomada da economia, Mato Grosso do Sul já disponibilizou 1,4 milhão de doses de vacina contra Covid-19 para trabalhadores de diferentes segmentos, como saúde, educação, segurança, indústria, transporte e limpeza.

Segundo dados do “Vacinômetro”, 1,2 milhão de doses já foram direcionadas aos profissionais de saúde, que desde o começo da pandemia estão na "linha de frente" no atendimento aos pacientes com Covid, nas unidades de saúde e hospitais do Estado. Eles inclusive já estão tomando a “terceira dose”, junto com os idosos.

Outro grupo que teve prioridade foi a educação, que já recebeu mais de 76 mil doses aos professores e profissionais do setor, inclusive contribuindo para o retorno às aulas presencias na rede estadual de ensino, que voltou no dia 04 de outubro nas 79 cidades do Estado.

A segurança também foi contemplada com 19,6 mil doses, já que os policiais e bombeiros tiveram papel primordial durante a pandemia, com a ajuda na distribuição dos imunizantes, assim como na fiscalização das restrições impostas durante o período, entre elas o “toque de recolher”, que foi definido por cada município e agora já não está mais em vigor no Estado.

Um dos pilares da economia, os trabalhadores do setor industrial não pararam durante a pandemia, por isso também entraram nos grupos prioritários da imunização, tanto que já receberam 89,8 mil doses contra Covid-19, sendo 43,4 mil para 1° dose, 10 mil na dose única (Janssen) e 36,3 na segunda dose.

Representantes do setor de áreas como frigoríficos, alimentos e vestuário, destacaram que a vacinação dos profissionais foi fundamental para dar segurança e tranquilidade para a manutenção das atividades, assim como a retomada dos investimentos e empregos.

Outros setores também entraram nos grupos prioritários, como os profissionais de limpeza (4,4 mil doses) e os trabalhadores de transporte (46,4 mil), funcionários do setor portuário (521), entre outros grupos que também foram incluídos no processo de vacinação pelos municípios do Estado.

Destaque nacional

A vacinação em Mato Grosso do Sul desde janeiro se tornou destaque nacional, estando nas primeiras colocações na aplicação da primeira e segunda dose, liderando por grande período o ranking dos estados. Um dos fatores é a distribuição dos imunizantes em menos de 12 horas aos 79 municípios.

O governador Reinaldo Azambuja pediu “mutirões” de vacinação nos municípios, com o lema “vacina no braço e não na geladeira” e ainda incentivou a população a completar o ciclo de vacinação, ao tomar a segunda dose assim que chegasse sua vez no calendário de cada município.

O Estado já chegou a 77% da população vacinada ao menos com a 1° dose e 66% já com imunização completa (segunda dose ou dose única). Se levar em conta a população adulta, este percentual sobe para 95% e 81% respectivamente. Já foram aplicadas 3,9 milhões de doses no Mato Grosso do Sul.

Leonardo Rocha, Subcom
Foto Capa: Sejusp/Arquivo

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Crédito: Reprodução/Rede social LUTO NA EDUCAÇÃO
Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola de MS
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital do Amor leva exames da Carreta a Culturama e Fátima
FOTO: GEONE BERNARDO PREVISÃO DO TEMPO
De chuva fraca a tempestades: MS tem previsão de tempo instável nesta quarta-feira
Foto: Roberto Suguino/Agência Senado AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS lança programa para conscientizar servidores a promover cidadania às pessoas com defic
Fotos e texto: Danielly Escher, Comunicação Governo de MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Em hospital onde volta à natureza emociona, aves são maioria e 2 mil animais silvestres já foram ate

Mais Lidas

GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon