Menu
SADER_FULL
sábado, 25 de setembro de 2021
Busca
ALERTA EPIDEMIOLÓGICO

Nova variante do coronavírus descoberta na Colômbia é resistente a vacinas

A OMS adotou as letras do alfabeto grego para nomear as variantes e assim facilitar sua identificação para o público não científico e evitar a estigmatização associada ao país de origem

13 Set 2021 - 08h55Por Sul News

Cientistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) analisam uma nova variante do coronavírus surgida na América do Sul. Batizada de "Mu", a cepa foi identificada pela primeira vez em janeiro na Colômbia e ,desde então, foi encontrada em outros países da América do Sul e na Europa. As informações são da Gaúcha ZH. 

– Embora a prevalência global da variante Mu entre os casos sequenciados tenha diminuído e, atualmente, seja inferior a 0,1%, sua prevalência na Colômbia (39%) e no Equador (13%) aumentou constantemente – observou a OMS em seu boletim epidemiológico semanal sobre a evolução da pandemia, publicado na noite de terça para quarta-feira (1).

A variante B.1.621, de acordo com a nomenclatura científica, continua classificada como uma "variante de interesse", indicou a OMS. Ela tem mutações que podem indicar resistência às vacinas e mais estudos serão necessários para entender suas características, explicou a organização.

Todos os vírus, incluindo o SARS-CoV-2, que causa a covid-19, sofrem mutações com o tempo, e a maioria delas tem pouco ou nenhum impacto nas características do vírus.

No entanto, algumas mutações podem afetar as propriedades do vírus e influenciar, por exemplo, sua capacidade de propagação, a gravidade da doença que causa ou a eficácia de vacinas, medicamentos ou outras medidas para combatê-la.

O surgimento, em 2020, de variantes que apresentavam risco agravado à saúde pública global levou a OMS a caracterizá-las como "de interesse" ou "preocupantes", a fim de priorizar as atividades de vigilância e pesquisa em nível global.

A entidade adotou as letras do alfabeto grego para nomear as variantes e assim facilitar sua identificação para o público não científico e evitar a estigmatização associada ao país de origem.

Quatro das variantes foram classificadas pela OMS como de "preocupação", incluindo a Alfa e a Delta, enquanto outras cinco foram classificadas como "de interesse", como a Mu.

Variantes de preocupação

  • Alfa
  • Beta
  • Gama  
  • Delta

Variantes de interesse

  • Eta
  • Iota
  • Kappa
  • Mu
  • B.1.617.3 - sem nome

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Estado já tem 1.688 barragens regularizadas junto ao Imasul, maioria de pequeno porte
EM BAIXA
Internações em queda e taxa de contágio em 0,79 são destaques do boletim Covid desta sexta-feira
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br. AUXÍLIO EMERGENCIAL
Novo Auxílio de R$ 550 para trabalhadores, Veja quem pode receber
TRANSPORTE DE ESTUDANTES
Agepan atua para garantir transporte legal a estudantes que retomaram aulas presenciais
VACINA DOSES DE ESPERANÇA CHEGANDO
DOSES DE ESPERANÇA: MS recebe mais 71.760 doses de vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira
SAÚDE DO ESTADO DE MS
Governo do Estado recebe propostas para 101.620 de procedimentos no Opera MS e Examina MS
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
FOTO: Marcelo Camargo / Agência-Brasil VACINA NO MS - CORONAVÍRUS
VACINAÇO: Estado alinha com municípios, mutirão para aplicar 275 mil doses contra Covid em 07 dias
TRISTE REALIDADE
FALTANDO CHUVA: Rio Miranda sofre com assoreamento e corre risco de 'secar'