Menu
UNIGRAN VESTIBULAR 2026
terça, 15 de setembro de 2026
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
saúde

Médico receita a bebê remédio para verruga em vez de colírio

25 Mar 2014 - 10h25Por Estadão Conteúdo

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) abriu na segunda-feira, 24, uma sindicância para apurar a denúncia de que um médico da rede pública, em Rio Claro, receitou a um bebê de 11 meses com irritação nos olhos um ácido usado contra verrugas, em vez de colírio. A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro e a Polícia Civil também apuram o caso.

O caso foi denunciado pela babá Lucilene Ribeiro de Souza, que registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil após comprar o medicamento e perceber o suposto erro antes de usar na criança. Segundo Souza, no dia 17 sua filha apresentou irritação nos olhos. Na Fundação de Saúde, o médico pediatra teria dito a ela que o bebê não tinha conjuntivite e receitou um colírio. Com a receita, ela foi até uma farmácia e comprou o produto indicado: Duofilm - medicamento à base de ácido salicílico e ácido láctico, que em contato com o olho pode provocar queimaduras.

A babá afirmou à polícia que estranhou o cheiro do produto e leu na bula que ele era indicado para verrugas. Ela foi à outra unidade de saúde e foi atendida por outra pediatra, Lucilene afirmou que a médica disse a ela que o colega pode ter confundido o nome e jogou fora a receita. Outros dois medicamentos, esses sim indicados para os olhos, têm nomes parecidos: Ecofilm e Lacrifilm. A mãe do bebê voltou à farmácia, pediu uma cópia da receita, e levou até a polícia no dia seguinte. O Cremesp vai apurar a conduta do médico, que pode enfrentar um processo de conduta ética e pode até perder o registro. A pediatra que jogou a receita também será investigada.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Vicentina recolhe pneus e investe em sustentabilidade e prevenção de doenças
TRISTEZA
Criança de 3 anos abre portão, sai para a rua e morre atropelada
SAUDE PÚBLICA
Governo de MS registra ata de R$ 5,3 milhões para comprar remédios de quimioterapia
HOSPITAL DO AMOR
Carreta contra o câncer vai atender mulheres em Vicentina, São José e Vila Rica
Hospitais de cinco cidades de MS aderem a incentivo financeiro estadual

Mais Lidas

EXECUÇÃO
Mulher é executada e homem fica ferido durante ataque a tiros
Saúde
Vicentina recolhe pneus e investe em sustentabilidade e prevenção de doenças
TRISTEZA
Criança de 3 anos abre portão, sai para a rua e morre atropelada
CHUVA - FOTO: GEONE BERNARDOMAIS ALERTA
MAIS ALERTA: Ciclone extratropical aumenta instabilidade em MS e traz mais tempestades
Brasil
Final de "Avenida Brasil" vai deixar conta de luz mais cara