Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
DOURADOS - UNIGRAN

Podcasts e vídeos inovam trabalhos acadêmicos da UNIGRAN durante a pandemia

18 Jun 2021 - 12h09Por ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWS

No contexto da Covid-19, a aula remota é a tendência para que o ano letivo continue diante das restrições da pandemia. Em 2017, a UNIGRAN firmou parceria com o Google, que é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, e passou a disponibilizar todas as ferramentas da inovadora plataforma 'Google for Education' aos alunos, um sistema integrado de softwares que potencializa a capacidade pedagógica do Centro Universitário.

Desde então, os estudantes já faziam uso do Google Classroom, mas de maneira complementar ao ensino e, a partir da pandemia, eles passaram a utilizá-la de maneira intensiva no processo de ensino-aprendizagem. Como resultado, o ano letivo não foi interrompido e as aulas remotas são atividades de ensino mediadas pela tecnologia, mas que se orientam pelos princípios da educação presencial, garantindo a mesma qualidade do aprendizado.

Diante dessa nova realidade, os alunos também buscaram novas alternativas para a realização e apresentação dos trabalhos acadêmicos, aliando a criatividade a tecnologia e os resultados estão surpreendendo os professores.

A professora de Química Orgânica Karimi Sater Gebara, dos cursos de Farmácia e Biomedicina, foi uma delas. Para relacionar a Química com os dermocosméticos, explorando as ferramentas disponíveis de mídias sociais e tecnológicas, solicitou um trabalho aos acadêmicos do 3º e 5º semestre e elogiou os resultados. "Os alunos estão se superando quando lançamos um desafio. Eles têm mostrado criatividade e empenho nos trabalhos acadêmicos. Notei que os trabalhos realizados nesse formato remoto por meio de vídeos e podcasts são mais motivadores do que os seminários apresentados em sala de aula. Além disso, estamos aplicando uma metodologia ativa mais atual e podemos trazer os resultados para fora do ambiente escolar. O podcast e os vídeos animados se destacaram mais, pois os acadêmicos não se sentem tão ansiosos e também conseguem explorar diversas tecnologias. Além disso, com esses novos formatos, é possível limitar o tempo e aproveitar o conteúdo levantando para a comunidade externa”, explicou.

Outra disciplina que oportunizou o aprendizado por meio da produção de diversos trabalhos dinâmicos e inovadores foi a de Toxicologia, ministrada pela professora Letícia Castellani Duarte. “Passamos por muita transformação neste ano de pandemia e foi muito gratificante buscar novas formas de trabalhar os conteúdos on-line, principalmente pelo retorno que obtive dos acadêmicos que superaram as minhas expectativas nos trabalhos desenvolvidos. Em Biomedicina e Enfermagem foram atividades voltadas à prevenção com elaboração de jogos, podcasts e vídeos. Os resultados foram surpreendentes e muito gratificantes”, disse.

Quando autorizadas, as aulas práticas presenciais nos laboratórios acontecem seguindo as normas de biossegurança. Para preservar a saúde dos alunos e colaboradores, a UNIGRAN realizou uma força tarefa e implantou todas as medidas de biossegurança determinadas pelo Decreto Municipal nº 56, de 26 de janeiro, que autorizou o retorno das aulas presenciais em Dourados. Entre elas, a instalação de dispensers de álcool gel e aferição da temperatura corporal em todas as entradas da Instituição, distanciamento físico de 1,5m entre alunos em todos os espaços, incluindo sanitários, a doação de uma máscara face shield para cada estudante e professor, entre diversas outras.

Abaixo segue o link de alguns dos trabalhos acadêmicos que utilizaram o formato de podcast e vídeo, que exemplificam as mudanças e a inovação encontrada durante a pandemia:

Podcast: http://encurtador.com.br/nHJM6

Vídeo: http://encurtador.com.br/osGS5

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
A Polícia Militar isolou o local e acionou a Polícia Civil e a Perícia Criminal / TanaMídia NaviraíCASO DE POLÍCIA
Homem esfaqueia mulher e mata outra durante uso de drogas em MS