Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
OFICINAS DO MUNDO

Fundação de Cultura apoia realização do projeto "Oficinas do Mundo"

22 Mar 2022 - 05h43Por Portal do MS

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) apoia a realização da residência de criação coreográfica para a infância. O projeto Oficinas do Mundo traz a Campo Grande o bailarino José Meireles, do Centre Coréographique National de Tours (França), para ministrar a oficina.

Em Campo Grande, a oficina acontece em 24 de abril de 2022, e é direcionada para coreógrafos (as) que desenvolvam trabalhos para a infância, dançarinos e intérpretes com atuação em espetáculos para a infância e profissionais da dança com interesse na criação de espetáculos de dança para a infância. As inscrições podem ser feitas no período de dia 21 de março a 08 de abril. Estão sendo oferecidas 20 vagas. O resultado da seleção será divulgado no dia 18 de abril no site www.fundacaodecultura.ms.gov.br 

OFICINAS DO MUNDO é um projeto de residência de criações coreográficas com foco na infância. Thomas Lebrun, Diretor coreográfico do Centre Coréographique National de Tours - CCNT (França), com ampla experiência em criações artísticas voltadas a este público-alvo, é o convidado para ministrar residências presenciais durante o mês de abril em cinco cidades brasileiras: Brasília (DF); Campo Grande (MS);  Fortaleza (CE);  Porto Alegre (RS) e   Salvador (BA). 

A realização é uma parceria entre o CCNT (França), a Embaixada da França no Brasil, o Instituto Francês,  o Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), VIVADANÇA e Movimento Internacional de dança - MID. 

O projeto é um conjunto de ações de qualificação e capacitação profissional em várias etapas. A primeira etapa do projeto prevê oficinas presenciais em cinco cidades do Brasil: Brasília (DF); Campo Grande (MS);  Fortaleza (CE);  Porto Alegre (RS) e   Salvador (BA), de 19 a 28 de abril de 2022.

Na segunda etapa, serão escolhidos até 2 (dois/duas) participantes por cidade, que participarão de uma imersão, durante 12 dias, no Distrito Federal.

Na terceira etapa, os participantes poderão ser convidados pelos diretores e curadores do MID (BSB) e/ou VIVADANÇA (BA) a apresentar o resultado de seus trabalhos como parte da programação dos festivais, em abril e maio de 2023. Os trabalhos também poderão ser convidados a compor a programação do Centro Coreográfico de Tour, na França, em 2024.

Constituem o núcleo criativo deste projeto artistas da dança contemporânea francesa e brasileira que oferecem diferentes propostas de acesso à dança, a partir das vivências estéticas destas duas culturas, acreditando que a observação e o contato com outras culturas venham a dinamizar e alimentar criações artísticas locais. 

Um dos principais objetivos do projeto é oferecer uma ação formativa de dança a partir de estéticas e temáticas voltadas para o público infanto-juvenil, de alto impacto e reconhecimento. Esta ação proporcionará atividades que servirão como fontes complementares de qualificação e renovação de conhecimentos para jovens coreógrafos e dançarinos, estimulando e fortalecendo a cadeia produtiva. Assim como  colaborar para a formação de um novo público através de espetáculos para a infância. 

A residência visa o aproveitamento e amadurecimento artístico dos criadores que têm a arte para a infância e juventude como tema. Durante o projeto, eles terão a oportunidade de desenvolver uma atividade de criação artística e intercâmbio cultural, possibilitando trocas valiosas e estimulando a inserção profissional destes artistas no mercado de trabalho local, nacional e internacional. 

Nascido em Guimarães (Portugal) em 1995, José Meireles treinou dança contemporânea na escola Balleteatro do Porto de 2012 a 2015. Ingressou então no curso de formação avançada no Centro Nacional de Dança Contemporânea de Angers, dirigido por Robert Swinston, e em 2017 obteve uma licenciatura em artes do espetáculo (opção de dança), bem como o Diploma Nacional Superior Profissional para Bailarinos.

Paralelamente à sua formação, participou em vários projetos profissionais, nomeadamente com a Companhia Instável e com os coreógrafos Emmanuelle Huynh, Victor Hugo Pontes, Marco da Silva Ferreira, Flavio Rodrigues e Cyril Viallon.

Ao se formar no CNDC, ingressou na Travelling&Co, de Hervé Robbe para as criações "A New Landscape" (2017), "Danse de 4" (2019) e "Danse de 6" (2020). José também o acompanha como coreógrafo assistente para vários projetos educacionais em Angers.

Serviço:

Oficinas do Mundo”, para residência de criações coreográficas com foco na infância

Realização em 24 de abril de 2022

Inscrições: de 21 de março a 08 de abril de 2022

Número de vagas: 20

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfxlYZFQ5m2TJfrtvx7YSpoEmlfLUYgAVFMUKu5fSH6HX0zMg/viewform?usp=sf_link

Mais informações pelo e-mail: nucleodedancafcms@gmail.com

Karina Lima, FCMS

Foto: Divulgação

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
SAD - Foto: Bruno Rezende/Arquivo GABARITO DIVULGADO
SAD divulga gabaritos do concurso da Saúde e abertura de prazo para recurso; confira
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
A Polícia Militar isolou o local e acionou a Polícia Civil e a Perícia Criminal / TanaMídia NaviraíCASO DE POLÍCIA
Homem esfaqueia mulher e mata outra durante uso de drogas em MS