Menu
SADER_FULL
sexta, 3 de dezembro de 2021
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
Busca
ALERTA TEMPORAIS

Cuidado: nova tempestade de areia pode chegar no domingo a MS

Além do fenômeno, raios e chuvas de até 100 milímetros também estão marcadas para este fim de semana no estado, apontou o Climatempo

21 Out 2021 - 16h34Por Topmidia news

No próximo domingo (24), Mato Grosso do Sul poderá estar vivenciando uma nova tempestade de areia - fenômeno que causou destruição com quedas de árvores, casas destalhadas e prejuízos para inúmeras pessoas.

O Climatempo é quem faz o alerta e elencou fatores para que a tempestade esteja de volta. Entre eles está o sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. 

Além de uma frente fria que passa na altura do Sudeste e canaliza a umidade que vem da região Norte e atravessa o estado sul-mato-grossense.

Reunindo todos os fatores acrescido a forte incidência de temporais gera o risco iminente de vendaval e a possibilidade de levantamento de poeira novamente.

Ainda na área de tempestades, o Climatempo revela que os modelos meteorológicos indicam 75 milímetros de chuva para Campo Grande em poucas horas no domingo e para o estado, os indicadores apontam aguaceiro de até 80 milímetros.

O tempo seco dos últimos dias no estado provocou queda na umidade do solo. A combinação destes fatores: chegada de temporal, vendavais, e solo seco gera a possibilidade da formação de nova nuvem de poeira.

Na data de ontem, o TopMídiaNews alertou para o risco de tempestades que ocorrem previamente na sexta-feira e se estendem pelo fim de semana em Mato Grosso do Sul.

Previsão do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta para uma atuação de uma frente fria associada a passagem de um cavado e ao transporte da umidade que trará novas chuvas.

Conforme a estimativa, a tendência é que todo o estado sul-mato-grossense esteja em alerta para tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventuais queda de granizo, onde a precipitação deve chegar até 100 milímetros ao dia.

Leia Também

HOMICIDIO
Jovem de 21 anos é morto com 3 tiros na frente de casa em cidade do MS
ACIDENTE DE MOTOCICLETA
Motociclista tem pé quase decepado após passar mal e se envolver em acidente em Maracaju
EMISSÃO DE DOCUMENTOS
MS adere à ação nacional de identificação civil e emissão de documentos de privados de liberdade
MORADIA
Campanha de regularização da Agehab atinge mais de 8,5 mil sul-mato-grossenses
CLIMA
Dezembro terá influência do La Niña e estiagem pode ser acentuada em MS
TURISMO NO MS
Conexão da Gol entre Bonito e Congonhas potencializa o maior destino de ecoturismo
INVESTIMENTOS NA SAÚDE
Nova Caravana da Saúde tem R$ 120 milhões para exames e cirurgias
LIÇÕES DA BIBLIA
Estudo adicional
EDITAL DE PROCLAMAS Nº 5.998
Cartório do 2º Ofício de Fátima do Sul divulga o Edital de Proclamas
NOTA PREMIADA
Glória de Dourados, Ivinhema, Angélica estão entre os ganhadores da Nota Premiada de Novembro