Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
JATEÍ - HOMENAGEM

Jornalista que editou obra de resgate histórico de Jateí é homenageado em evento

23 Nov 2021 - 16h43Por ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS

jornalista e escritor Nicanor Coelho, falecido em 17 de dezembro do ano passado, será o patrono da primeira edição da Feira Literária de MS, evento que começa nesta terça-feira (23) e termina no dia 25, na Câmara de Vereadores de Dourados. O jornalista foi o editor do livro “Jateí  – História e Cultura”, publicado no final de 2020, elaborada em 2008 e atualizada e publicada no final do ano passado. A obra, aliás, foi a realização de um sonho seu, que havia trabalhado em sua elaboração mas não havia sido publicada.

O jornalista Nicanor de Souza Coelho, de 52 anos, também era editor de livros, além de fazer assessoria de comunicação nos setores público e privado. Seu passamento se deu no começo da tarde do dia 17 de dezembro de 2020, mas oito dias antes ele esteve em Jateí para finalizar a última obra sob sua coordenação.

No dia 9 de dezembro, Nicanor se deslocou até Jateí para finalizar um livro produzido por educadores do município, que resgata em grande parte a história do município que faz a maior fogueira do Brasil. O editor manteve contatos com as autoras do livro, Elza Augusta da Silva e Maria Raimunda Bezerra e ainda se reuniu com o prefeito Eraldo Leite em seu gabinete, de quem recebeu a autorização para a impressão da obra.
 
O encontro entre Nicanor e Eraldo (foto) foi nostálgico, diferente, testemunhado pela professora Telma Gandine – secretária de Administração – e pelo jornalista Elias Ferreira, então assessor de Comunicação da Prefeitura.
 
Amigos de três décadas, Nicanor e Eraldo falaram sobre o tempo e sua ação no mundo e entre as pessoas. Na despedida do gabinete, o prefeito e o jornalista trocaram votos de vida longa, encerrando o encontro com uma grande gargalhada depois de uma frase engraçada de Nicanor para Eraldo.
 
Oito dias depois do reencontro, Eraldo recebeu a notícia da morte de Nicanor momentos antes de sua diplomação na tarde do dia 17 de dezembro para o quinto mandato como prefeito de Jateí. Impactado, ele manifestou seu sentimento e pediu que, se ainda fosse possível, que incluísse uma homenagem póstuma na obra de Jateí que ele coordenou. Seu pedido foi atendido, as máquinas de impressão foram paralisadas e o livro dedica sua última página ao escritor.
 
Na homenagem póstuma, Eraldo Leite, a esposa Neres e a vice-prefeita Cileide, se juntaram às organizadoras da obra, professoras Elza Augusta Nogueira da Silva e Maria Raimunda Bezerra, para um último gesto. Na mensagem, eles agradecem a contribuição de Nicanor Coelho no trabalho de resgate histórico de Jateí por intermédio da obra que editou. “Somos o que fazemos. Morre o ser, mas suas obras permanecem”, encerra a homenagem póstuma na última página do livro da história e cultura de Jateí, fatos e pessoas.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: ASSESSORIA JATEÍ - FOTOS E CAMPEÕES
Veja FOTOS e quem foram os campeões da Final da Taça Semelt de futebol suíço masculino de Jateí
FOTOS: ASSESSORIA JATEÍ - MEIO AMBIENTE
Meio Ambiente faz ação em Jateí para mostrar que uso sustentável da água é tarefa diária
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
PREFEITO ERALDO JORGE LEITE DE JATEÍ - FOTO: ASSESSORIA JATEÍ - A PASSOS LARGOS
Prioridade com a educação: Prefeito anuncia mais uma sala de aula para a educação infantil em Jateí
FOTOS: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS JATEÍ - ESTRAGOS DO TEMPORAL
Temporal assusta moradores e causa prejuízos em Jateí

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos