Menu
SADER_FULL
domingo, 13 de junho de 2021
Busca
Brasil

Vendas do comércio crescem pelo 4º mês seguido, diz IBGE

15 Out 2009 - 09h17Por Mídia Max

As vendas no comércio no país em agosto cresceram 0,7%, na comparação com julho, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Trata-se da quarta alta consecutiva na comparação mês a mês.

Em relação a agosto de 2008, houve alta de 4,7%, menor avanço desde maio, quando o ganho foi de apenas 2,9%. Em junho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a alta foi de 5,7% e, em julho, de 6%, na mesma leitura.

No acumulado de janeiro a agosto, o comércio tem crescimento médio de 4,7% em relação a igual período em 2008. Nos acumulado dos últimos 12 meses até agosto, as vendas cresceram 5,4%. A receita nominal de vendas no comércio teve expansão de 0,8% em agosto, na comparação com julho. Em relação a agosto de 2008, a receita do comércio aumentou 8%, com destaque para o setor de artigos farmacêuticos e medicamentos, cuja alta foi de 22,5%.

As vendas no comércio varejista ampliado --que inclui ainda o desempenho das vendas de veículos e motos, partes e peças e material de construção apenas no varejo-- registraram alta de 3,3% em agosto, frente a julho. Na comparação com agosto de 2008 houve alta de 5,5%.

As vendas de veículos e motos, partes e peças subiram 2,5% na comparação com julho, recuperando-se de um tombo de 11,5% em julho em relação a junho. Já as vendas de material de construção no varejo registraram alta de 1,1%, segundo resultado positivo consecutivo.

Na comparação com julho, três das oito atividades pesquisadas registraram crescimento, com destaque para hiper e supermercados, com alta de 1,4%. Por outro lado, houve retração nas vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, de 4,9%, e de tecidos, vestuário e calçados, de 2%.

As vendas de combustíveis e lubrificantes caíram pelo terceiro mês consecutivo, apresentando retração de 0,7% em agosto, na comparação com julho.

Em relação a agosto de 2008, seis das oito áreas avaliadas apresentaram expansão, principalmente os setores de artigos farmacêuticos e medicamentes, com ganho de 14,9%; livros jornais revista e papelaria, de 11,1%; e de hiper e supermercados, de 8,5%.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta