Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Venda de motocicletas no mercado interno cai 16,6% em novembro

10 Dez 2009 - 17h20Por Agência Brasil

A venda de motocicletas no mercado interno caiu 16,6% em novembro, de acordo com balanço divulgado hoje (10), pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Na comparação com com o mesmo período do ano passado, no entanto, as vendas aumentaram 12,1%.

Segundo a Abraciclo, foi o segundo mês consecutivo de queda, já que em outubro houve diminuição de 2% ante o mês anterior. Nos últimos 12 meses, o setor registra retração de 31,1%. As exportações tiveram alta de 12,8% sobre outubro, mas, comparadas a novembro do ano passado, houve queda de 41,4%. No acumulado do ano, as perdas chegaram a 56,1%.

Para o presidente da Abraciclo, Paulo Shuiti Takeuchi, a queda nas vendas está diretamente ligada à dificuldade de obtenção de crédito direto ao consumidor, o que levou essa modalidade, que em 2008 representou cerca de 60% das vendas, para o patamar de 45% em 2009.

“A redução da oferta de crédito ocorreu porque, depois da crise, houve maior seletividade e rigor para aprovação de cadastro. Antes também tínhamos prazos mais alongados para pagar as parcelas e hoje isso está restrito a no máximo 48 meses, além da exigência de uma parcela de entrada”, explicou.

Takeushi estima que o setor feche o ano com a produção de 1,490 milhão de motocicletas, 30% a menos do que em 2008, quando o total foi de 2,126 milhões de unidades. Em termos de vendas, a Abraciclo deve registrar queda de 17%, com a comercialização de 1,56 milhão de motocicletas contra o total de 1,879 milhão em 2008. As exportações devem totalizar 55 mil unidades, 58% a menos do que em 2008, quando foram exportadas 137 mil unidades.

Para 2010, Takeushi espera a retomada do crescimento do setor, impulsionado por um aumento de 15% nas vendas, com 1,8 milhão de motocicletas comercializadas. “A previsão é termos um cenário econômico favorável para o ano que vem, influenciado pela Copa do Mundo, pelas obras do Programa de Aceleração do Crescimento [PAC], pelo aumento do consumo, do emprego e da renda, além do fato de o Brasil sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.”

Para tentar incrementar o mercado, a Abraciclo está em negociação com os bancos privados e públicos para obter linhas especiais de financiamento. “Estamos conversando principalmente com os bancos públicos para ver se conseguimos um recurso específico para que possamos alavancar o setor de duas rodas. Esperamos ter uma resposta positiva em breve”, disse.


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho