Em março de 2011, o total de usuários brasileiros na internet chegou a 43,2 milhões, 4,4% a mais do que o registrado em fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).
Em relação aos 37,9 milhões de usuários ativos de março de 2010, o aumento foi de 13,9%. Os dados foram divulgados pelo Ibope na quarta-feira (4).
Segundo o instituto, a maior parte do crescimento dos internautas nos últimos meses pode ser atribuída ao aumento da presença de computador com internet nas residências.
Em um ano, o total de usuários ativos de internet no domicílio cresceu 20,7%, passando de 29,1 milhões para 35,1 milhões.
O Ibope considerou como usuário ativo pessoas com dois anos ou mais que utilizaram computador com internet pelo menos uma vez em março.
O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) prevê um incremento ainda maior no universo dos usuários de internet do País.
A meta do governo é massificar, até 2014, a oferta de acessos banda larga e promover o crescimento da capacidade da infraestrutura de telecomunicações do Brasil.
Para isso, o Ministério das Comunicações pretende definir, até o fim de junho, um plano de metas para oferecer internet em larga escala por R$ 35. Com esse valor, o plano levara acesso à internet a 70% da população brasileira.
Velocidade da conexão
Os dados do Ibope apontam que a evolução do uso da internet em domicílios vem ocorrendo nas conexões de maior capacidade.
Nos últimos meses, houve aumento do número de usuários nas conexões mais rápidas, enquanto caiu a participação das conexões de até 512 Kb.
O número de pessoas que usaram uma conexão residencial de mais de 8 Mb em março de 2011, segundo o critério adotado na pesquisa, foi de 1,9 milhão, ou 5,5% dos 35,1 milhões de usuários ativos domiciliares.
A participação das conexões mais lentas, de até 128 Kb, passou de 13,3% em março de 2010 para 7% em março de 2011.
No início da semana passada, na coluna Conversa com a Presidenta, Dilma Rousseff afirmou que a velocidade oferecida pelo PNBL será superior a 1 Mbps.
A presidenta também disse “que a expansão do acesso a este serviço estimula o desenvolvimento e a inclusão social, e é também uma forma de combater as desigualdades no País.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ministério da Saúde prevê 3 mil mortes por dia por covid-19 nas próximas duas semanas

'Não tem UTI,amo vcs':a história por trás do tuíte viral que revela mensagens de mãe morta por covid

Assessor em fazenda do cantor Leonardo morre vitima de tiro acidental

Vítima de violência doméstica escreve bilhete com pedido SOS em agência bancária: 'Ele tá ai fora'

Confira se o seu CPF foi usado de maneira IRREGULAR por desconhecidos

Igreja Adventista vota documento com orientações sobre cultos e reuniões

O que está por trás da alta das internações de jovens com covid

Brasil tem novo recorde de mortes por covid em 24 horas: 1.910

Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil
