Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Usina Eldorado mostra potencial da cana a produtores

23 Nov 2006 - 17h30

Pequenos e médios agricultores de Dourados e região, interessados na diversificação de cultura com o cultivo da cana-de-açúcar, participaram de um dia de campo na Usina de Açúcar e Álcool Eldorado, no município de Rio Brilhante, para conhecer todo processo de fabricação, especialmente do álcool, e também para analisar as inúmeras vantagens econômicas do plantio de cana. Esses produtores estão situados numa região que virá ser potencialmente fornecedora de matéria prima para a Usina Eldorado, unidade de Dourados, que será construída a partir de 2008 na região Leste da cidade.

A empresa Colorado Agropecuária vai implantar essa segunda unidade em parceria com um grupo de investimento estrangeiro, segundo informa o gerente de Planejamento e Desenvolvimento Agronômico da Colorado, José Trevelin Júnior. Ele e o gerente do novo projeto, Fabiano Ferreira de Paula, já encaminharam documentos de praxe à Prefeitura de Dourados e ao governo do Estado para concessão de benefícios fiscais, bem como a entrada de pedido de licenciamento ambiental, etc.

A nova usina terá capacidade de moagem de 3.600.000 toneladas de cana para a fabricação de 3.500.000 sacas de açúcar, 225.000.000 litros de álcool e gerar 7.000 kwh de energia, que é suficiente para abastecer uma cidade de 30.000 habitantes. Vai gerar também cerca de 3.000 empregos diretos, além de dar a oportunidade para pequenos e médios produtores de cultivarem a matéria prima na região.

De acordo com Trevelin, para abastecer a usina na sua capacidade total, o que acontecerá através de um processo gradativo, será necessário o cultivo de canas numa área de 45 mil hectares. Destes, 25 mil serão de plantio próprio da usina e o restante, 20 mil hectares, serão abertos principalmente para os pequenos e médios produtores da região. “Será uma opção a mais que terão nas suas lavouras. E considerando o preço pago pelo produto e a garantia maior de produção, já que essa cultura é mais resistente às variações climáticas, será um bom negócio para os pequenos e médios produtores” , comentou Trevelin.

A Colorado Agropecuária já adquiriu uma área de 80 hectares da fazenda Santo Ângelo, na região de Macaúba, no município de Dourados, onde será instalado o parque industrial a partir de 2008. A moagem, em 2010. A empresa já começou também o plantio de cana na região. Um viveiro de 200 hectares, implantado na Fazenda Barra Bonita e Santo Ângelo, marcou o início desse processo. Futuramente ela terá condições de fornecer as mudas para os produtores interessados em diversificar sua cultura.

O prefeito de Dourados, Laerte Tetila, que conheceu o projeto, ficou entusiasmado com novo impulso à economia do município. Ele disse também que Dourados está se transformando num pólo industrial muito importante para Mato Grosso do Sul. Sua localização e condições geográficas contribuem muito para isso. Ele disse que tem consciência desse crescimento e que trabalha no sentido de dar infra-estrutura para esse tipo de empreendimento que Dourados tem atraído cada vez mais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ilton Ribeiro, enalteceu a proposta de abrir o plantio de cana-de-açúcar aos pequenos e médios produtores da região. “Isto proporcionará um benefício sócio econômico muito grande para a região em torno da usina”, afirmou.

 

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS