Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

UFGD abre segunda-feira inscrição para licenciatura indígena

6 Jul 2006 - 10h54
Estarão abertas de 10 a 21 de julho as inscrições do curso de Licenciatura Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados (MS). O curso superior Teko Arandu é voltado exclusivamente aos professores e às professoras indígenas das etnias guarani e caiuá. A qualificação atende uma demanda por educadores com esse tipo de formação para atuar no ensino médio. O processo seletivo para as 60 vagas será realizado de 1º a 3 de setembro. Servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) pegarão as inscrições e documentos dos candidatos nas aldeias da região.

O curso é uma parceria entre o governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Funai (Fundação Nacional do Índio) e prefeituras dos municípios onde vivem as comunidades indígenas. A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC - Ministério da Educação), auxiliou tecnicamente na elaboração da graduação.

A carga horária de 60h será divida em aulas presenciais, realizadas na universidade, e não-presenciais, desenvolvidas junto à comunidade. O diretor do Departamento de Diversidade e Cidadania do MEC, Armênio Bello Schimidt, explica que este sistema é baseado na pedagogia da alternância, que atende às peculiaridades das comunidades rurais, indígenas e quilombolas, que seguem calendários próprios, baseados na subsistência – caça, plantio, pesca – e influenciados por fatores climáticos como cheias e secas dos rios. “Nas aulas em aldeias, os alunos são monitorados e avaliados pelos professores em atividades práticas e de interação com a comunidade e têm ótimos resultados”, afirma.

Os interessados podem tirar suas dúvidas sobre o vestibular com a Comissão Permanente de Vestibular da UFGD pelo telefone (67) 3411-3656 ou com a Funai de Amambaí, telefone (67) 3481-1820.


Prolind - O MEC trabalha na formulação de um edital que possibilitará a integração do Teko Arandu ao Programa de Formação Superior e Licenciaturas para Indígenas (Prolind). O programa foi desenvolvido em parceria da Secad com a Secretaria de Educação Superior (SESu) e presta apoio financeiro às universidades estaduais e federais que desenvolvem cursos de licenciatura voltados para professores e professoras indígenas.

O Prolind surgiu a partir de diagnóstico, feito com auxílio da Funai, que detectou que cerca de quatro mil professores e professoras indígenas atuam no ensino básico no País e não possuem formação para atuar no ensino médio. Hoje, 2,1 mil docentes desse grupo são atendidos pelo programa. Eles cursam as licenciaturas das universidades estaduais do Mato Grosso e do Amazonas e das federais de Minas Gerais e Roraima.

Os cursos das universidades estaduais de Londrina (PR) e da Bahia e das federais de Campina Grande (PB) e do Amazonas que entram em funcionamento no segundo semestre deste ano também têm apoio do Prolind.


Formação - A formação de professores e professoras indígenas atende a princípios constitucionais e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que asseguram o uso e a manutenção das línguas maternas e o respeito aos processos próprios de aprendizagem destas comunidades no processo escolar. De acordo com esse princípio, o professor dessas comunidades deve ser prioritariamente indígena.

A formação inicial e continuada desses profissionais deve capacitá-los para a elaboração de currículos e programas específicos para as escolas indígenas, para o ensino bilíngüe e no desenvolvimento de metodologias que propiciem a manutenção da cultura e dos valores tradicionais e a integração ao mundo moderno.
 
Agência Popular

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS