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UFGD abre segunda-feira inscrição para licenciatura indígena

6 Jul 2006 - 10h54
Estarão abertas de 10 a 21 de julho as inscrições do curso de Licenciatura Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados (MS). O curso superior Teko Arandu é voltado exclusivamente aos professores e às professoras indígenas das etnias guarani e caiuá. A qualificação atende uma demanda por educadores com esse tipo de formação para atuar no ensino médio. O processo seletivo para as 60 vagas será realizado de 1º a 3 de setembro. Servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) pegarão as inscrições e documentos dos candidatos nas aldeias da região.

O curso é uma parceria entre o governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Funai (Fundação Nacional do Índio) e prefeituras dos municípios onde vivem as comunidades indígenas. A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC - Ministério da Educação), auxiliou tecnicamente na elaboração da graduação.

A carga horária de 60h será divida em aulas presenciais, realizadas na universidade, e não-presenciais, desenvolvidas junto à comunidade. O diretor do Departamento de Diversidade e Cidadania do MEC, Armênio Bello Schimidt, explica que este sistema é baseado na pedagogia da alternância, que atende às peculiaridades das comunidades rurais, indígenas e quilombolas, que seguem calendários próprios, baseados na subsistência – caça, plantio, pesca – e influenciados por fatores climáticos como cheias e secas dos rios. “Nas aulas em aldeias, os alunos são monitorados e avaliados pelos professores em atividades práticas e de interação com a comunidade e têm ótimos resultados”, afirma.

Os interessados podem tirar suas dúvidas sobre o vestibular com a Comissão Permanente de Vestibular da UFGD pelo telefone (67) 3411-3656 ou com a Funai de Amambaí, telefone (67) 3481-1820.


Prolind - O MEC trabalha na formulação de um edital que possibilitará a integração do Teko Arandu ao Programa de Formação Superior e Licenciaturas para Indígenas (Prolind). O programa foi desenvolvido em parceria da Secad com a Secretaria de Educação Superior (SESu) e presta apoio financeiro às universidades estaduais e federais que desenvolvem cursos de licenciatura voltados para professores e professoras indígenas.

O Prolind surgiu a partir de diagnóstico, feito com auxílio da Funai, que detectou que cerca de quatro mil professores e professoras indígenas atuam no ensino básico no País e não possuem formação para atuar no ensino médio. Hoje, 2,1 mil docentes desse grupo são atendidos pelo programa. Eles cursam as licenciaturas das universidades estaduais do Mato Grosso e do Amazonas e das federais de Minas Gerais e Roraima.

Os cursos das universidades estaduais de Londrina (PR) e da Bahia e das federais de Campina Grande (PB) e do Amazonas que entram em funcionamento no segundo semestre deste ano também têm apoio do Prolind.


Formação - A formação de professores e professoras indígenas atende a princípios constitucionais e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que asseguram o uso e a manutenção das línguas maternas e o respeito aos processos próprios de aprendizagem destas comunidades no processo escolar. De acordo com esse princípio, o professor dessas comunidades deve ser prioritariamente indígena.

A formação inicial e continuada desses profissionais deve capacitá-los para a elaboração de currículos e programas específicos para as escolas indígenas, para o ensino bilíngüe e no desenvolvimento de metodologias que propiciem a manutenção da cultura e dos valores tradicionais e a integração ao mundo moderno.
 
Agência Popular

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