Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 21 de junho de 2021
Busca
Brasil

UEMS forma mais 21 jovens indígenas

23 Fev 2010 - 13h28Por Dourados Informa

 Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) entregou, este ano, 21 diplomas para jovens indígenas que finalizaram suas graduações em 2009, sendo 18 deles da etnia Terena e três Guarani-Kaiowá.

Esta é a terceira turma com indígenas graduados pela UEMS em diferentes cursos nas diferentes áreas de conhecimento. Em 2007, nove jovens indígenas se graduaram, sendo um Guarani-Kaiowá e oito Terena. Em 2008, foram oito jovens graduados, um Kadiwéu, três Guarani-Kaiowá, e quatro Terena.

O entusiasmo dos formandos pode ser resumido através do relato de Duadino Martinez, da etnia Guarani-Kaiowá, que emocionado disse que “não é fácil pra nós sairmos com 18 anos de nossas casas, de nossas aldeias, e passar a viver numa cidade diferente. O diploma representará uma conquista para o meu povo”. Como licenciado em Biologia, Martinez pretende contribuir com o seu povo atuando na formação dos seus alunos na aldeia de onde é originário, nas questões de sustentabilidade e na revitalização da cultura, desejo que certamente é compartilhado pelos outros formandos.

Desde que foi implantado no MS o sistema de reserva de vagas para estas populações, em 2003, a UEMS já formou 38 jovens indígenas nas mais diversas áreas: Agronomia, Biologia, Geografia, Física, Pedagogia, Direito, História, Letras, Enfermagem e em Licenciatura Normal Superior.

De acordo com Rogério Ferreira da Silva, da Divisão de Inclusão e Diversidade da UEMS, “a formatura desses jovens indígenas representa um salto qualitativo nos resultados da efetividade das ações afirmativas na universidade, pois a cada ano busca-se a melhoria da qualidade do ensino, sem deixar de lado o respeito à diversidade e à cultura de cada etnia. Espera-se que esses jovens formados façam a diferença na sua vida profissional e contribuam para manter vivos os valores desses diferentes povos que eles representam”.

Para o processo seletivo vestibular/2010, foram oferecidas 220 vagas para os jovens indígenas nos cursos superiores. Dos 436 candidatos inscritos, 104 foram convocados e compareceram às matriculas realizadas nos dias quatro e cinco de fevereiro de 2010.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Policial
Criança de 6 anos sofre trauma de crânio após cair de atração no Beto Carrero World
DOSE ÚNICA
Avião com 1,5 milhão de doses da Janssen chega amanhã, diz ministro
REAÇÃO CERTEIRA
Mulher flagra filha sofrendo estupro e esfaqueia pedófilo
VIOLENCIA DOMESTICA
Menina de 12 anos furta bisavô e leva 10 chibatadas da mãe por ordem do CV
MILIONÁRIO
Aposta única fatura prêmio de R$ 7 milhões da Mega-Sena
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em março
LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América