Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 5 de dezembro de 2021
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
Busca
Brasil

UEMS cadastra mais de 500 doadores de medula óssea

16 Mar 2010 - 17h08Por UEMS
Por meio do Projeto de Integração e Informação dos Calouros (PROINCA), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul obteve 515 doadores de  medula óssea na Universidade, dado considerado além das expectativas.  Participaram destas doações calouros, veteranos, professores, técnicos  administrativos e profissionais terceirizados.

A Campanha da Universidade, em parceria com o Hemocentro e o Hemosul, aconteceu no dia 12 deste mês, nos três períodos de aula e consistiu no cadastro de doadores e na coleta de sangue. O material colhido foi  encaminhado a Central de Transplantes, órgão vinculado à Secretaria de  Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, que fará o teste de compatibilidade das medulas.

Quanto mais pessoas se mobilizarem pela causa, melhor, pois segundo o Ministério da Saúde, a chance de encontrar uma medula compatível pode  chegar a uma em cem mil. Diego Lima, novo estudante de turismo, se mobilizou pela causa e decidiu ser um doador. Esta campanha foi uma iniciativa do curso de Pedagogia de Dourados e foi assumida por toda a comunidade universitária, pois vem ao encontro de  uma das diretrizes institucionais que é implementar, estimular e  consolidar a política de inclusão, respeito à diversidade e a prática de solidariedade.

A medula óssea contém as células que dão origem aos glóbulos vermelhos, aos glóbulos brancos e as plaquetas. Precisam de transplante de medula pessoas que tenham doenças que comprometem a produção de sangue como a leucemia e algumas doenças genéticas.

Para ser doador é preciso ter mais de 18 anos e não ter tido hepatite B ou C, não ter feito tratamento de quimioterapia ou radioterapia e não possuir o vírus HIV. Os que tiverem interesse em se tornar doador de medula óssea devem comparecer ao Hemocentro e fazer uma rápida coleta de sangue.

Leia Também

covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos