Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

UE anuncia testes de segurança em usinas nucleares

26 Mar 2011 - 07h32Por BBC BRASIL

Líderes da União Europeia (UE) concordaram hoje (25) em submeter suas usinas atômicas a testes de resistência até o final deste ano. O decisão foi tomada como resposta à crise nuclear no Japão, que colocou em dúvida a segurança dos 143 reatores do bloco.

Em reunião em Bruxelas, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, disse que a segurança das usinas nucleares do bloco deve ser revista com urgência e que uma comissão ficará encarregada de relatar o resultado dos testes. “Como o perigo não acaba nas fronteiras [da UE], encorajamos e apoiamos os países vizinhos a fazer teste similares.”

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse que, por conta do ocorrido no Japão, todas as 58 usinas nucleares do país serão submetidas a testes e que as que não forem aprovadas serão fechadas. “Isso está claro”.

Segundo o francês, os testes serão conduzidos por peritos independentes e os resultados serão informados ao público. “Uma comissão e reguladores nucleares dirão se [os resultados] serão satisfatórios ou não.”

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse que “os terríveis acontecimentos no Japão nos fazem recordar que, ainda que tenhamos visões e situações diferentes na UE quanto à energia nuclear, devemos nos unir em segurança nuclear. Precisamos nos assegurar que os mais altos padrões de segurança sejam respeitados”.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, também abordou o tema. Em comunicado divulgado hoje, ele disse que a situação no Japão “gerou pedidos urgentes de revisão de como se dá resposta emergencial internacional” ao regime nuclear. “Eu apoio essas exigências”, afirmou.

Após o terremoto japonês, alguns países já começaram a reavaliar seus programas nucleares. Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel suspendeu um acordo para aumentar o tempo de vida de usinas nucleares do país. Na Suíça, o governo adiou decisões sobre a construção de novas usinas.

A crise nuclear japonesa foi desencadeada pelo terremoto seguido de tsunami ocorrido no último dia 11. A tragédia provocou superaquecimento e explosões na Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, resultando no vazamento de radioatividade. Agora, o país se preocupa com os efeitos desse vazamento na água e nos alimentos e nos decorrentes riscos à saúde da população.

A agência de segurança nuclear do Japão afirmou hoje que um exame rigoroso está sendo feito para encontrar a causa de um possível vazamento de material radioativo no reator 3 de Fukushima.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho