Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 13 de maio de 2021
Busca
Brasil

Trotes ao 190 e 193 caem para 12% das chamadas

8 Set 2010 - 13h28Por Dourados News
Houve redução dos trotes aos serviços de emergência nos primeiros oito meses de 2010 em relação ao mesmo período de 2009.

O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que atende as chamadas de emergência da Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros (193), recebeu de janeiro a agosto deste ano 87.602 tentativas de trote, o que corresponde a 12% das chamadas recebidas. O percentual de ligações em 2009 foi de 15,7%.

Essa redução pode ser atribuída ao apoio dos órgãos de imprensa, que vêm noticiando a importância dos serviços de emergências e os prejuízos causados por essa prática criminosa, bem como as ações por parte do Ciops, que retorna a ligação para os números que mais passam trotes, visando a orientação.

De acordo com o chefe da Sessão de Estatística do Ciops, capitão Danilo Santos Moreira Leite, a maioria das chamadas é feita por crianças em momentos do dia bem definidos, das 12 às 13 horas e das 17 às 18 horas, que coincidem com o horário de saída das escolas. As chamadas são originadas de telefones públicos ou residências. Quando a ligação parte de um aparelho residencial é mais fácil detectar se é verdadeira ou não, pois “o atendente retorna o contato e fala com os pais”, explica Santos, mas “nem todas as chamadas feitas por crianças são falsas”, ressalta.

Ao receber a chamada o atendente tenta identificar por meio de perguntas se o relato é verdadeiro. Nos casos de trote a pessoa cai em contradição. Os profissionais que trabalham no serviço de emergência realizam treinamento especial para aprender a detectar indícios de falsos relatos nas ligações. Os trotes consumados, em que o interlocutor consegue convencer o atendente de que a situação é real, corresponde a 0,2% das ocorrências atendidas e na maioria das vezes a chamada é feita por um adulto.

Para crimes de perturbação do serviço telefônico e falsa comunicação a legislação prevê penalidade de um mês a três anos de prisão ou multa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHO INTERROMPIDO
Agente educacional morta em ataque a creche em Saudades queria fazer intercâmbio no Canadá
PESQUISA PRESIDENCIAL
Datafolha mostra Lula disparado na corrida eleitoral
NOVA INFECÇÃO
Covid-19: após 3 semanas de queda, casos de coronavírus avançam no Brasil puxados por 9 Estados
TRISTEZA NA FAMILIA
Seis pessoas da mesma familia morrem vítimas da Covid-19
NOVAS REGRAS
WhatsApp: o que acontece se você não aceitar novas regras do aplicativo até 15 de maio
FAMOSIDADES
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
CACHAÇA
Jovem enfia garrafa no ânus durante bebedeira e vai parar no hospital
ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada