Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Tribunal do MS inicia ações para o cumprimento das Metas 2010 do CNJ

24 Mar 2010 - 09h15Por TJ / MS

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul está entre os 10 melhores tribunais do país a cumprir as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o ano de 2009.

O reconhecimento é resultado do esforço conjunto de magistrados e servidores para cumprir as 10 metas nacionais de nivelamento relativas ao Planejamento Estratégico do Poder Judiciário nacional.

Este ano, o TJMS já começou a se movimentar para agilizar os trabalhos que permitirão o cumprimento das metas de 2010.

Assim, no Diário da Justiça de 12 de março, foi publicada a Portaria nº 217 que designa os gestores responsáveis pela adoção de medidas, acompanhamento e informação dos resultados do plano de metas estabelecidos pelo CNJ.

Foram designados Vilson Bertelli e Marcelo Câmara Rasslan, juízes auxiliares da presidência e da vice-presidência, respectivamente, para acompanhar a execução do plano de metas nacionais de nivelamento do Poder Judiciário.

Trabalhos - Nos dias 17 e 18 de março, em Brasília, foi realizado um workshop com os gestores de metas, em que se decidiu quais os critérios que deverão ser observados pelos tribunais para cumprimento e avaliação das 10 metas de 2010.

Mesmo antes desse encontro, em conjunto com a equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, os gestores das metas já vinham realizando reuniões gerais e setoriais com o objetivo de identificar e implementar as ações relacionadas ao cumprimento das metas.

Nesse sentido, já foram realizadas duas reuniões setoriais para tratar do cumprimento das metas 1, 2, 3 e 7 e uma reunião para discutir a meta nº 6 (a segunda está marcada para esta quarta-feira, dia 24).

Nesta terça-feira (23), foi realizada reunião para discutir as metas 5 e 8 com a Escola Superior da Magistratura de MS (Esmagis), Secretaria da Escola do Servidor e demais secretarias envolvidas no cumprimento das referidas metas.

Dessa forma, o TJMS procura se antecipar no planejamento das ações a serem implementadas, para cumprir as metas do CNJ, e, quem sabe, ao final, obter um resultado ainda melhor em 2010.

Sobre o workshop, Rasslan comentou que foi muito importante a participação, porque verificou que as dificuldades em MS são as mesmas enfrentadas por outros tribunais.

“Mesmo assim, saímos na frente em matéria de planejamento e ações para cumprimento das metas, e como a de número 4 já está sendo cumprida hoje em dia, basta assim permanecer.

Quanto às demais, o trabalho de equipe, o compromisso e a responsabilidade dos magistrados e servidores, e os meios oferecidos pelo TJMS, por certo farão com que obtenhamos maior êxito, ainda, neste ano”, destacou.

Saiba quais são as metas estabelecidas para 2010:
1. Julgar quantidade igual à de processos de conhecimento distribuídos em 2010 e parcela do estoque, com acompanhamento mensal.

2. Julgar todos os processos de conhecimento distribuídos (em 1º grau, 2º grau e tribunais superiores) até 31/12/2006 e, quanto aos processos trabalhistas, eleitorais, militares e da competência do tribunal do júri, até 31/12/2007.

3. Reduzir em pelo menos 10% o acervo de processos na fase de cumprimento ou de execução e, em 20%, o acervo de execuções fiscais (referência: acervo em 31/12/2009).
4. Lavrar e publicar todos os acórdãos em até 10 (dias) após a sessão de julgamento.

5. Implantar método de gerenciamento de rotinas (gestão de processos de trabalho) em pelo menos 50% das unidades judiciárias de 1º grau.

6. Reduzir em pelo menos 2% o consumo per capita (magistrados, servidores, terceirizados e estagiários) com energia, telefone, papel, água e combustível (ano de referência: 2009).

7. Disponibilizar mensalmente a produtividade dos magistrados no portal do tribunal, em especial a quantidade de julgamentos com e sem resolução de mérito e homologatórios de acordos, subdivididos por competência.

8. Promover cursos de capacitação em administração judiciária, com no mínimo 40 horas, para 50% dos magistrados, priorizando-se o ensino a distância.

9. Ampliar para 2 Mbps a velocidade dos links entre o Tribunal e 100% das unidades judiciárias instaladas na Capital e, no mínimo, 20% das unidades do interior.

10. Realizar, por meio eletrônico, 90% das comunicações oficiais entre os órgãos do Poder Judiciário, inclusive cartas precatórias e de ordem.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho