Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Transplantes de rins param em MS

28 Mar 2011 - 14h10Por Dourados Agora

O Estado de Mato Grosso do Sul suspendeu pela segunda vez, os transplantes de rins. Enquanto as cirurgias não são realizadas, os órgãos captados são exportados para outros estados. A conseqüência disso é a morte de pacientes que aguardam por transplantes e estão na fila há anos. Em todo o Estado, 400 pacientes amargam a espera por transplante. Destes, cerca de 40 são de Dourados.

De acordo com Nelson Salazar, do Conselho Municipal de Saúde, a crise é ainda maior em Dourados porque além da falta de transplantes, também não há captação de órgãos. O serviço, segundo ele está parado desde o início do ano. “Uma equipe multidisciplinar treinada fazia este trabalho, agora nem isto. Com a reformulação de funcionários, tudo parou. Foram três anos de muito trabalho”, disse, observando que o projeto não teve apoio para continuar. “Não há uma responsabilidade política para se tirar o projeto de transplante do papel”, acrescenta.

Outra denúncia grave do conselheiro é a respeito da escassez de vagas para a hemodiálise em Dourados. Segundo ele, mais de 80 pacientes que precisam do tratamento estão aguardando na fila de espera. “Quando isto acontece, há um avanço na doença, porque o paciente não consegue se tratar através de hemodiálise”.

Conforme o conselheiro, hoje em Dourados o único lugar que presta serviço de hemodiálise é uma clínica do Hospital Evangélico, que tem convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) e não atende toda a demanda da procura.

CENTRAL DE TRANSPLANTES

A Central de Transplantes de Mato Grosso do Sul confirmou ao O PROGRESSO a suspensão dos atendimentos no Estado. Conforme informações, há dois meses os transplantes não são realizados. A captação que acontece em Campo grande e que poderia salvar a vida de pacientes do Estado vão para fora. Nos últimos dias, quatro rins foram encaminhados para a região do Nordeste. No ano passado, depois de meses sem funcionar a direção da Santa Casa informou um transplante, que aconteceu em abril.

A reportagem tentou contato com a direção da Santa Casa, mas não foi atendida. A informação era a de que os responsáveis para falar sobre os motivos da paralisação estavam numa reunião. Este ano, com a demanda de 400 pessoas na fila do transplante, apenas uma cirurgia foi realizada no Estado, segundo a Central.

HU

Apesar do sofrimento dos pacientes, que amargam nas filas, em Dourados o transplante de rins não é prioridade. De acordo com o diretor do Hospital Universitário, Wedson Desidério, o projeto não está em curso porque há uma série de pendências mais urgentes que precisam ser tomadas como a reorganização do Hospital.

Ele afirma que antes da estruturação do transplante é necessário oferecer um serviço de hemodiálise. Segundo Desidério, existe um projeto para captação de recursos na ordem de R$ 4 milhões em andamento, mas que precisa de liberação. A previsão é de que até o final do ano que vem o serviço de hemodiálise esteja funcionando.

Em relação a equipe multidisciplinar que captava órgãos, o professor diz que ela não foi desativada, porém questionado sobre quantos procedimentos foram realizados este ano, ele ressalta um dado preocupante: nenhuma captação foi feita.  

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação