Menu
SADER_FULL
domingo, 19 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Técnico do MEC diz que educação indígena de MS é modelo

2 Jul 2004 - 17h19
Terminou hoje, pela manhã, o 1º Congresso Estadual de Professores Indígenas, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED). O encontro reuniu cerca de 450 educadores que atuam nos 26 municípios que oferecem a educação escolar indígena. Além deles, participaram representantes do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Nacional do Índio (Funai/Brasília), das secretarias municipais de Educação, do Legislativo municipal e estadual e organizações não-governamentais.

O responsável pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC), Kleber Matos, destacou a participação de Mato Grosso do Sul no avanço da educação escolar indígena no País. “A velocidade, qualidade e responsabilidade com que as questões políticas têm sido administradas pela Secretaria de Educação é uma coisa rara em todo o Brasil”, declarou Kleber. Segundo o representante do ministério, Mato Grosso do Sul servirá de modelo para a conquista de novos avanços em outros estados.

Durante a cerimônia de encerramento do congresso, o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, lembrou que Mato Grosso do Sul é destaque também na participação de índios na administração da política para a educação escolar indígena. Wanderley Dias Cardoso, terena e técnico da SED foi o primeiro índio a integrar o Conselho Estadual de Educação (CEE). Ontem, ele foi nomeado o novo administrador da Funai (Fundação Nacional do Índio) regional.

“Ficamos muito satisfeitos porque a parceria da Funai é muito importante e o novo administrador é uma pessoa que tem vivência e compromisso com a educação escolar indígena”, disse Hélio. O secretário lembrou, ainda, a dívida histórica e social que todos têm com os povos indígenas. “Nosso trabalho tem sido a favor do resgate de uma identidade linda, que é a dos índios”, afirmou.

Hélio adiantou que no ano que vem a SED irá apoiar um novo encontro dos professores indígenas do estado. O congresso teve como resultado, entre outros aspectos, a formação de uma federação estadual dos professores indígenas, que organizará esse grupo profissional.
 
 
Agência Popular

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRIBUNAL DO CRIME
Traficantes enterram mulher viva para vingar denúncia
TEMPESTADE
Temporal derruba árvore sobre carros e deixa bairros no escuro
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas
COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões
LIÇÕES DA BÍBLIA
Uma rua de mão dupla
LATROCINIO
Dupla invade casa, tranca mulher e crianças em quarto e mata homem degolado
SAQUE EMERGENCIAL
Caixa cria calendário para liberar nova rodada de dinheiro do FGTS
TRAGEDIA AÉREA
Acidente aéreo mata sócio da Raizen e outras seis pessoas