Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 9 de abril de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Técnico do MEC diz que educação indígena de MS é modelo

2 Jul 2004 - 17h19
Terminou hoje, pela manhã, o 1º Congresso Estadual de Professores Indígenas, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED). O encontro reuniu cerca de 450 educadores que atuam nos 26 municípios que oferecem a educação escolar indígena. Além deles, participaram representantes do Ministério da Educação (MEC), da Fundação Nacional do Índio (Funai/Brasília), das secretarias municipais de Educação, do Legislativo municipal e estadual e organizações não-governamentais.

O responsável pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC), Kleber Matos, destacou a participação de Mato Grosso do Sul no avanço da educação escolar indígena no País. “A velocidade, qualidade e responsabilidade com que as questões políticas têm sido administradas pela Secretaria de Educação é uma coisa rara em todo o Brasil”, declarou Kleber. Segundo o representante do ministério, Mato Grosso do Sul servirá de modelo para a conquista de novos avanços em outros estados.

Durante a cerimônia de encerramento do congresso, o secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, lembrou que Mato Grosso do Sul é destaque também na participação de índios na administração da política para a educação escolar indígena. Wanderley Dias Cardoso, terena e técnico da SED foi o primeiro índio a integrar o Conselho Estadual de Educação (CEE). Ontem, ele foi nomeado o novo administrador da Funai (Fundação Nacional do Índio) regional.

“Ficamos muito satisfeitos porque a parceria da Funai é muito importante e o novo administrador é uma pessoa que tem vivência e compromisso com a educação escolar indígena”, disse Hélio. O secretário lembrou, ainda, a dívida histórica e social que todos têm com os povos indígenas. “Nosso trabalho tem sido a favor do resgate de uma identidade linda, que é a dos índios”, afirmou.

Hélio adiantou que no ano que vem a SED irá apoiar um novo encontro dos professores indígenas do estado. O congresso teve como resultado, entre outros aspectos, a formação de uma federação estadual dos professores indígenas, que organizará esse grupo profissional.
 
 
Agência Popular

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANDEMIA
Governo isenta consumidores de baixa renda do pagamento da conta de luz
CORONAVÍRUS NO MS
Sistema Drive-thru de testes para coronavírus começa em MS
PANDEMIA
Pagamento das parcelas do FCO empresarial está suspenso até dezembro de 2020
720 MORTOS
Casos de coronavírus no Brasil em 8 de abril
BENEFICIO DO GOVERNO
Caixa registra 22 milhões cadastros para auxílio emergencial
AUXILIO EMERGENCIAL
Calendário auxílio emergencial: confira as datas do pagamento das três parcelas
INVESTIMENTOS EM DOURADOS
Como investidores douradenses podem proteger seu capital em todos os períodos
SAQUE FGTS
Governo acaba com Pis Pasep e libera saque de mais R$ 1.045 de contas ativas e inativas do FGTS
CORONAVÍRUS NO MS
Mais 3 novos casos positivos para COVID-19 é confirmado em cidade de MS
CORONAVÍRUS EM SP
SP tem número recorde de mortes por coronavírus em um dia, Veja dados desta terça-feira