Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Surpresa: lombadas já estão multando em Dourados

4 Dez 2009 - 14h13Por Diário MS

 

As declarações do secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Cláudio Marcelo Hall no início do mês de novembro de que as lombadas em Dourados passariam a multar apenas depois de uma ampla divulgação parecem não ter surtido efeito.

Na cidade, pelo menos três pontos de intenso fluxo de veículos tiveram suas lombadas ativadas para multar quem exceder o limite de 30 quilômetros por hora.

As lombadas localizadas na avenida Marcelino Pires, em frente ao Terminal Rodoviário e em frente a Feira do Produtor, e na Coronel Ponciano, em frente ao estádio Douradão já estão aplicando multas aos condutores.

De acordo com o secretário, o prazo para o início do funcionamento das lombadas era indefinido. Os equipamentos estavam apenas registrando a velocidade dos veículos sem fotografar quem excedesse a velocidade permitida.

Hall informou, há um mês que haveria uma intensa divulgação quanto ao funcionamento das lombadas por pelo menos 30 dias antes do início das multas.

A decisão do Detran de ativar no dia 1º deste mês a emissão de multas registradas pelas lombadas eletrônica desagradou a Prefeitura de Dourados. “Faz um mês que estamos cobrando do Detran a campanha de conscientização sobre as lombadas, mas o Detran fez apenas panfletagem. Não vi nenhuma faixa, não ouvi nada no rádio, não vi nada nos jornais”, reclamou o secretário. Ele disse que foi pego de surpresa com a informação de que as lombadas já estão multando.

Marcelo Hall disse nesta manhã que a prefeitura não tem participação no processo de instalação e ativação das lombadas, mas explicou que existe um contrato de concessão do espaço para instalação dos equipamentos, firmado entre o município, o Detran e a empresa operadora do sistema.

O diretor de Transporte e Trânsito da Prefeitura, Osmar Borba, disse à rádio Grande FM que a prefeitura vai notificar o Detran e cobrar o cumprimento do contrato, que prevê a realização de campanha educativa sobre as lombadas eletrônicas antes de iniciar a aplicação de multas.

Agora, a informação é de que os motoristas tem 30 dias para se acostumar com o equipamento, e após esse prazo começam as penalidades para os infratores.

Outras lombadas serão ativadas em breve e multarão veículos e motos que desrespeitarem o limite de velocidade imposto.

As lombadas eletrônicas são instaladas em pontos estratégicos para redução de velocidade, como escolas, hospitais e pontos com grande fluxo de veículos. Na área urbana, a velocidade máxima permitida pelas lombadas é de 30 ou 40 quilômetros por hora e a multa é calculada de acordo com o percentual em que a velocidade máxima permitida foi ultrapassada.

Além da punição administrativa, ultrapassar a velocidade imposta pelos redutores de velocidade também gera infrações que variam de grave (5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação) a gravíssima (7 pontos).

As lombadas eletrônicas instaladas pelo Detran estarão restritas à área urbana dos municípios. Nas rodovias a implantação dos equipamentos é de competência do Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho