Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 16 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Sistema da Embrapa permite mapear granjas em todo país

6 Out 2006 - 10h18

A pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desenvolveu um software, denominado WebGran, que permite o mapeamento das granjas do país, disponibilizando via internet, dados sobre a quantidade e localização de estabelecimentos avícolas, além do número de animais e tipos de criação.

Segundo o coordenador do Programa Nacional de Sanidade Avícola da secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, Marcelo Mota, o sistema permitirá a identificação de pontos de risco para o país, o que vai possibilitar melhor manejo dos focos da doença. “Ocorrendo um foco, poderemos rapidamente identificar quais seriam os estabelecimentos expostos a um risco maior ou menor e executar adequadamente as medidas de controle, evitando que outras áreas sejam afetadas”, explicou.

Hoje, existem bancos de dados que monitoram a produção avícola do Brasil, mas o trabalho é feito de forma diferente em cada estado do país. Com o WebGran haverá uma linguagem única e será possível padronizar as informações em todo o território nacional.

De acordo com Mota, o produtor será beneficiado na medida em que o serviço de defesa sanitária animal será fortalecido. Informações relativas ao local onde os produtos são originados e certificação sanitária que estes recebem, por exemplo, estarão disponíveis em um menor período de tempo e de forma mais prática para serem apresentadas a parceiros comerciais do Brasil.

“Isso pode gerar maior segurança aos compradores externos dos produtos pecuários do país, o que se traduz em maior credibilidade ao agronegócio brasileiro”, argumentou Mota. A previsão é de que até o final desse ano esteja disponível uma base de dados para serviços oficiais em cada um dos estados brasileiros, tanto para cadastro de propriedades quanto para cadastro de produtores. Para maiores informações, entrar em contanto com a Embrapa Informática Agropecuária (19) 3789-5741.

 

 

 

Míida Max

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Ame o Senhor, seu Deus
BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'
NAUFRÁGIO
Barco naufraga e duas pessoas desaparecem; buscas continuam nesta segunda (11)