Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Sindicato Rural previne o câncer em Glória de Dourados

23 Nov 2009 - 17h17Por Demerval Nogueira / Fátima News

O Sindicato Rural (SR) de Glória de Dourados, presidido pelo pecuarista e vereador Edgar Yamato, em conjunto com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar); Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e Prefeitura de Glória de Dourados realizaram um dia de ‘Ação Social’, com o objetivo de prevenir o câncer de uterino, que aconteceu no final de semana. O SR contou com a participação de funcionários das secretarias municipais de: Assistência Social e Cidadania (Sasc); Saúde (SMS); Desenvolvimento Sustentável (Seds); Educação e Cultura (Semec); departamento de Esporte e Lazer; departamento de Cultura e Agentes Comunitários de Saúde (Acs). Mais de 200 mulheres foram atendidas durante a ação, onde foram coletados materiais que serão encaminhados para análises patológicas, com o objetivo de prevenir o câncer do colo do uterino; exame denominado de ‘Papanicolau’. O presidente do Sindicato Rural, Edgar Yamato comenta que, “o trabalho oferecido à população de Glória de Dourados é um esforço concentrado junto ao Senar, Famasul, Cna e Funar, que tem realizado este tipo de trabalho em centenas de municípios brasileiros, com sucesso. Portanto, em nome da equipe chefiada pelo amigo Clodoaldo, agradeço a todos os participantes envolvidos neste autêntico trabalho de responsabilidade social”, dimensiona o presidente.

 

 

A ação desenvolvida aconteceu no Parque de Exposição Manoel Alves de Azevedo (Defap), durante os trabalhos preventivos aconteceram também outras atividades; palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis, ministrada pela enfermeira Edmara Honório dos Santos; corte de cabelos e de unhas realizados por profissionais do ramo, de forma voluntária e área de lazer para as crianças. Centenas de kits de beleza foram entregas para as mulheres que fizeram exames, além do kit lanche. Edgar Yamato, presidente do Sindicato Rural argumenta, “nós estamos felizes com este trabalho realizado por esta equipe fabulosa, que não mediu esforços para colaborar com a população gloriadouradense”, disse Yamato salientando ainda, “eu agradeço do fundo do coração a todos aqueles que contribuíram com seus préstimos, bem como, ao prefeito municipal, Dr. Arceno Athas, que colocou toda a infraestrutura do Defap e todos os funcionários das secretarias diretamente envolvidas, para que pudéssemos realizar este trabalho de extrema importância para a nossa população, principalmente as mulheres rurais e urbanas do nosso município”, constata Yamato.

 

 

O prefeito Arceno Athas Júnior disse, “foi um trabalho marcado de êxito e pelo exemplo de cidadania. Colocamos os funcionários de todas as secretarias envolvidas diretamente na ação voluntária por se tratar de um trabalho absolutamente necessário à população do nosso município. Portanto, parabenizo o Edgar, presidente do Sindicato Rural e todos os envolvidos diretamente neste trabalho, bem como, os voluntários e o pessoal das secretarias municipais pela vontade, a garra e a disposição manifestada durante o transcorrer da ação”, reflete Athas. Concluindo a ação voluntária foi realizada a ‘Ciranda da Cultura’, que aconteceu às 20h, na Praça Castelo Branco, com a dupla Juliano & Juvenil, além de um grande show instrumental, com o grupo musical Revoada Pantaneira, e por fim, a peça teatral, O Rico Avarento.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho