Menu
SADER_FULL
terça, 7 de julho de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Serra diz que agricultura é “galinha dos ovos de ouro”

1 Jul 2010 - 14h25Por Agência Brasil
O pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, José Serra, disse hoje (1º) que a agropecuária tem sido a “galinha dos ovos de ouro” da economia brasileira. Ele ressaltou que o setor conseguiu triplicar a produção nos últimos 40 anos e atender aos estímulos de consumo da população.

“A agricultura tem realizado um gigantesco processo de redistribuição dos ganhos de produtividade, diminuindo os custos ao consumidor. Somos o primeiro país [do mundo] com uma grande agricultura tropical desenvolvida”, afirmou Serra durante evento promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Serra disse que um dos maiores problemas da agropecuária nacional é a falta de seguro rural para a maior parte da produção, além dos preços dos alimentos que não remuneram adequadamente os produtores. O pré-candidato garantiu que resolver essas questões estão entre as prioridades de seu programa de governo.

Além disso, o tucano prometeu mais investimentos em tecnologias para o setor e destacou a necessidade de se criar dois tipos de produtos: o defensivo agrícola genérico e o transgênico verde-amarelo. “O comércio está oligopolizado no mercado mundial”, afirmou. Segundo Serra, a política externa comercial brasileira deve ser mais agressiva nessa área.

Sobre produção sustentável, Serra defendeu o pagamento por serviços ambientais. “Não vai dar pra enfrentar a questão ambiental no Brasil sem alguém pagar. Quem tem que pagar? Quem polui”, afirmou. Segundo ele, é preciso produzir uma política de incentivo à preservação.

Quanto às classes de produtores, Serra disse estar mais preocupado com os médios, que acabaram se tornando uma minoria desprotegida. “Minha aflição maior hoje é com a média propriedade. Tem um ministério para os grandes, outro para os pequenos, e os médios ficam sem. O mínimo que teria que ter aí é uma harmonia”, afirmou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SUSPEITOS COVID-19
Veja autoridades que se reuniram com Bolsonaro nos últimos dias, de acordo com a agenda oficial
ABSURDO
Indígena com Covid-19 sofre aborto espontâneo e recebe feto em garrafa de soro
VITIMA DA COVID 19
Após ficar 3 dias a espera de UTI Cacique xavante líder das causas indígenas morre com Covid-19
AUXILIO EMERGENCIAL
Caixa libera saques e transferências dos aprovados no terceiro lote nascidos em fevereiro
URGENTE - PRESIDENTE COM COVID-19
URGENTE: Bolsonaro testa positivo para coronavírus
PRESIDENTE NA LINHA
Bolsonaro está com sintomas de covid-19 e aguarda resultado de exame
CICLONE BOMBA
Efeitos do Ciclone: mais de 12 mil residências ainda estão sem energia elétrica
LIVE
Mulher de Porchat não foi a única: veja outros casos de nudez em lives
ECONOMIA
Nova gasolina a partir de agosto; combustível será mais caro, mas deixará veículos mais econômicos
SOS EDUCAÇÃO
Sem computador e sem dinheiro, alunos de baixa renda desistem do Enem