Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 24 de junho de 2021
Busca
Brasil

Senadores querem discutir problemas da indústria do álcool

11 Jan 2010 - 14h47Por Agência Brasil

A redução, em estudo pelo governo, do percentual de álcool anidro misturado na gasolina tem preocupado senadores. O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor, Renato Casagrande (PSB-ES), pretende realizar audiências públicas com representantes do governo e do setor sucroalcooleiro para debater os problemas enfrentados pela indústria do álcool e a necessidade de o país ter regras mais firmes nessa área.
“Esta mudança é ruim tanto do ponto de vista ambiental, porque aumenta a emissão de poluentes, quanto do ponto de vista econômico, porque cria uma insegurança no setor”, afirmou Casagrande. O parlamentar acrescentou que o programa do álcool no Brasil como fonte alternativa ao petróleo está consolidado e, neste momento, o que é necessário é dar segurança ao setor e aos consumidores.

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ), integrante da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), tem opinião semelhante. A seu ver, mudanças pontuais na política do álcool servem para criar intranquilidade no mercado produtor. Ele destacou que cabe ao Executivo definir “regras bem firmes” para evitar fatos como esse.

“Como o [preço do] álcool subiu demais, o governo tenta agora reduzir a sua participação na gasolina, o que aumenta o estoque e provoca a redução do preço”, explicou Dornelles.

O líder do PDT, Osmar Dias (PR), defensor do setor agrícola no Senado, também considera a medida equivocada. “Esse é um mercado cativo que os produtores de álcool têm e que agora vão perder para o setor do petróleo. Não entendo essa medida, talvez a mais interessada, nesse caso, seja a Petrobras”, afirmou o parlamentar.

O pedetista deve propor, na retomada dos trabalhos legislativos em fevereiro, que o assunto seja debatido não só na comissão de Meio Ambiente mas em audiências conjuntas com as comissões de Agricultura e de Assuntos Econômicos. “Essa não é uma medida boa nem do ponto de vista ambiental, nem do ponto de vista econômico”, acrescentou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

assis (2) VEJA VÍDEO
Antes de morrer, vítima gravou áudio relatando que esposa e dois homens teriam realizado crime
CRIME PASSIONAL
Contadora é morta pelo ex-marido, que comete suicídio em seguida
100 PERDÃO
Mulher trai marido, não é perdoada e coloca fogo no próprio corpo como forma de se punir
TRAGÉDIA NO CAMPO
Pulverizador passa por cima da cabeça de agrônoma em fazenda
COPA AMÉRICA
Brasil leva gol antológico, mas vira sobre a Colômbia e se classifica em 1º lugar
APOSTAS NO BRASIL
É legal apostar em esportes no Brasil?
CRIME BRUTAL
Mulher é encontrada morta com rosas, uma aliança nas mãos e frase cruel escrita na testa
TRAGEDIA
Casal é encontrado morto no banheiro com o chuveiro ligado
VEJA VÍDEO
Servidora não deixa lençol sujar com sangue de bandido e viraliza na internet
LUTO NA TV
Apresentador do Balanço Geral morre vítima da covid