Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Seis mil casos de tuberculose no estado

23 Mar 2010 - 17h37Por Tribuna

Tosse por mais de 15 dias, febre (no final da tarde), suores noturnos, emagrecimento e cansaço. Esses são alguns sintomas da tuberculose. Amanhã é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a doença, também conhecida como "peste branca", tenha cerca de 9,4 milhões de incidência no mundo, o que equivale a 139 casos a cada 100 mil pessoas.

Na Bahia, os números de casos registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) foi de 5.296 no ano passado. Com mais de 40% de cura e quase 5% de abandono do tratamento e 343 óbitos.

Salvador é a terceira capital em número de casos e um dos municípios que o Ministério da Saúde considera prioritários na luta contra a tuberculose, pois registra uma média de três mil casos a cada ano. Para enfrentar a doença, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) presta serviços de atendimento ao portador, através do Programa de Controle da Tuberculose.

Atualmente, 73 unidades da rede municipal de saúde oferecem o serviço específico, o que tem facilitado o acesso do paciente. Além de prestar atendimento ambulatorial e disponibilizar a medicação, a SMS procura estimular o paciente a realmente aderir ao tratamento, que não pode ser interrompido durante pelo menos seis meses.

Para enfatizar a data e lembrar a sociedade que a tuberculose tem cura, a SMS está realizando uma série de atividades durante eta semana, com os profissionais das Unidades de Saúde com Programa de Controle da Tuberculose, que estão desenvolvendo atividades educativas e de busca aos Sintomáticos Respiratórios.

Entre as atividades estão café da manhã nas unidades com os pacientes em tratamento, caminhada pelos bairros, palestras na comunidade, feiras de saúde e apresentação de peças de teatro. O objetivo é chamar atenção sobre a doença, abordando a prevenção e o tratamento.

A tuberculose é uma doença contagiosa, transmitida por via respiratória, atingindo principalmente os pulmões. A melhor maneira de evitar a moléstia é o rápido diagnóstico e o tratamento adequado, que leva pelo menos seis meses. Porém, o abandono do tratamento é a principal dificuldade para a cura.

Conforme o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Gustavo Gusso, mesmo grave, existem possibilidades de cura da moléstia. "Se o paciente tiver um acompanhamento constante para identificar logo no início os sintomas. O atendimento do médico de família e comunidade atende essa expectativa já que acompanha o indivíduo como um todo, não apenas tratando uma doença", observou.

Permanecer em ambientes suscetíveis à contração do bacilo como a residência de doentes, ou hospitais e serviços de saúde em geral; ter idade avançada; predisposição genética; desnutrição; abuso de álcool ou drogas ilícitas são alguns fatores que facilitam o surgimento da tuberculose. Pessoas como HIV também tem maiores possibilidades de contrair a doença.

Doença é desafio para saúde pública
Em diversos países houve a ideia de que por volta de 2010 a doença estaria praticamente controlada e inexistente. No entanto, o surgimento do HIV mudou esta perspectiva. No ano de 1993, em decorrência do número de casos da doença, a OMS decretou estado de emergência global e propôs o Tratamento Diretamente Supervisionado (DOTS) como estratégia para o controle da moléstia.

A tuberculose disseminou-se no mundo no século XIX, com a Revolução Industrial, na Inglaterra, quando os operários passaram a viver aglomerados e em péssimas condições de higiene. Passou então a ser conhecida como "peste branca" por ter dizimado um terço da população da Europa.

Vacina - A tuberculose ainda é um dos principais desafios na saúde pública mundial. Para reverter este quadro, o pesquisador brasileiro Célio Lopes Silva divulgou que animais com a tuberculose já estabelecida podem ser curados pela aplicação de uma vacina de DNA que era usada anteriormente em seu laboratório somente para prevenir o estabelecimento da infecção.

A nova vacina gênica poderá, em breve, prevenir surtos da doença e curar pacientes doentes. Esta é a primeira vez que é descrita uma vacina com propriedades preventivas e terapêuticas (curativas). A terapia já foi testada em camundongos, com 100% de resultados positivos. O próximo passo será experimentar a vacina em seres humanos.

Dia Mundial de Combate à Tuberculose - O dia 24 de março foi instituído o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, porque neste dia, em 1882, o cientista alemão Robert Koch apresentou, em uma reunião da Sociedade de Fisiologia de Berlim, a descoberta do bacilo causador da tuberculose, que, posteriormente, passou a ser conhecido como bacilo de Koch. Até então, os cientistas acreditavam que a doença era hereditária existindo uma visão romântica pelo fatalismo que a mesma causava.



Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho