Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Saúde alerta que hipertensão arterial atinge 23,3% dos brasileiros e a maioria é mulher

27 Abr 2011 - 15h45Por

A proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010.

Em relação ao ano passado, no entanto, o levantamento aponta recuo de 1,1 ponto percentual – em 2009, a proporção foi de 24,4%. A maioria é mulher.

O alerta foi feito nesta terça-feira (26), Dia Nacional da Prevenção e Controle da Hipertensão Arterial, pelo Ministério da Saúde, com base nos dados fornecidos pela pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2010).

O levantamento é feito anualmente desde 2006, em todas as capitais brasileiras, pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). Em 2010, foram entrevistados 54.339 adultos, nas 26 capitais e no DF.

A pessoa é considerada hipertensa quando a pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9.

A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo, movimento que acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro.

Se a hipertensão não for tratada, pode gerar complicações como entupimento de artérias, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e infartos.

Doença pode ser controlada

A pressão alta geralmente não tem cura, mas pode ser controlada com remédios, alimentação saudável e exercícios físicos apropriados.

E, apesar do crescimento da doença registrado nos últimos anos, o ministro Alexandre Padilha avalia que a tendência é de estabilização dos indicadores.

Para ajudar a população a enfrentar o problema, o governo vem atuando em várias frentes.

O Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo, oferece gratuitamente todas as classes de medicamentos para o controle da hipertensão arterial.

Já o programa Aqui Tem Farmácia Popular, com mais de 15 mil farmácias e drogarias conveniadas, ampliou a gratuidade de medicamentos para hipertensos.

Outra medida importante para prevenir o avanço da hipertensão é a redução do consumo de sal. Além da hipertensão, o consumo excessivo de sal está associado a outros males crônicos, como doenças cardiovasculares, problemas renais e cânceres.

Segundo dados da Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) 2002-2003, o consumo individual de sal nos domicílios brasileiros foi de 9,6 gramas diários, o que representa quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para reduzir a ingestão de sal pelos brasileiros, o Ministério da Saúde fechou um acordo com a indústria de alimentos, no último dia 7 de abril, para reduzir o teor de sódio (cerca de 40% do sal é composto de sódio) em 16 categorias de alimentos processados, como massas instantâneas, pães e bisnagas, nos próximos quatro anos.

Mulheres são mais afetadas

De acordo com a pesquisa Vigitel, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%).

Nos dois sexos, no entanto, o diagnóstico de hipertensão arterial se torna mais comum com a idade: a hipertensão atinge cerca de 8% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos de idade e mais de 50% dos que estão na faixa etária de 55 anos ou mais de idade.

O estudo aponta que a associação inversa entre nível de escolaridade e diagnóstico é mais marcada na população feminina: enquanto 34,8% das mulheres com até oito anos de escolaridade referem diagnóstico de hipertensão arterial, a mesma condição é observada em apenas 13,5% das mulheres com 12 ou mais anos de escolaridade.

“Existe uma certa estabilidade no número de hipertensos no País, em torno de 25%, considerando a população geral. Mas essa proporção dobra entre as pessoas acima dos 50 anos.

Outra questão importante é o acesso à atenção primária, que justifica essa diferença entre homens e mulheres, ou seja, elas buscam mais os serviços de saúde do que eles”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.(Agência Brasil / Ministério da Saúde)

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS