Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 16 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Reflexão "O Buraco na Lata", por Luciano Gazola

1 Mar 2010 - 18h30Por

"O Buraco na Lata"

por Luciano Gazola
 
Como quase todos os que mesmo sendo brasileiros carregam no sobrenome um som italiano, posso afirmar que alguns dos melhores momentos de minha vida deram-se em volta de uma mesa farta. Farta de conversa. Farta de emoções. Farta de comida, farta mesmo, não “fartando” tudo como algumas mesas de muitos amigos que hoje tenho. Certamente que não foi de minha mãe que herdei o gosto por cozinhar, ela odeia cozinhar e o mais irritante nisso é que ela cozinha bem!

Com meu pai aprendi quase tudo que sei hoje, e muito disso aprendi na cozinha. Aprendi a sonhar sempre mesmo sobre a desconfiança de todos, aprendi a gritar quando doe, a agradecer sempre e até a explodir se preciso for. Também foi com ele que aprendi o sabor do alho, da cebola, do orégano do sal grosso encima da costela e o melhor tempero de todos; “O Tempo”. Meu pai sempre matava agente de fome antes de colocar a obra prima à mesa.

Certamente que não foi com ele que aprendi o auto-elogio “ o não sei quem fui que fez mas ta muito bom”, meu pai jamais elogia sua própria comida, é um reclamão nato. Hoje estava me lembrando do buraco na lata. Para quem não sabe, poucos anos atrás o Óleo de Soja vinha em uma lata que depois de reciclada virava forma de pão, remendo de telhado e outras coisas mais. Na lata se fazia um buraco e por ali o óleo despejava. La em casa muitas vezes se discutia o tamanho do buraco na lata. Minha mãe ou alguma funcionária faziam um rombo, o que deixava o seu Gazola indignado, esbravejante. Ouvi muitas vezes aos gritos ele dizendo que até uma barata poderia passar por aquele buraco. O buraco que meu pai fazia era tão pequeno que mal saia o óleo. Eu suspeito que era por economia, mais vai saber...

Há uns anos, ainda em tempo de faculdade, eu trabalhava em uma empresa que armazenava soja e milho. Numa manhã de entre safra fui convidado para preparar 4 pacus assados no refeitório. Eu trabalhava na expedição, mas alguém disse que eu sabia assar peixes (provavelmente eu mesmo disse). A Fátima, cozinheira da empresa, veio com a lata de óleo de soja e foi impossível não lembrar meu pai. Não era um buraco era um rombo, literalmente um rombo, se na lata de minha mãe passava uma barata naquela passaria um camundongo tranquilamente. Ao ver a Fátima derramando o óleo na enorme panela de arroz entendi o porquê do buracão! Meu pai ficaria meia hora despejando, mas duvido que aumentaria o buraco.

O buraco que para mim parece grande pode ser pequeno para você e se não somos capazes de entender essas diferenças viveremos “emburacados”. Os óculos que usamos podem nos deixar míopes e nos impedir de ver e perceber as realidades em nossa volta. A arte dos relacionamentos se deve boa parte em saber observar o tamanho do buraco e a utilidade dele. Tem muita gente com buraco pequeno onde devia ser grande e com buraco grande onde devia ser pequeno. Ainda bem que não se usam mais latas para o óleo de soja, mas ainda se usam latas para os conceitos e buracos pequenos para esvaziá-los. O Pacu ficou muito bom, o melhor que eles já comeram, mas também não sei quem fui que fiz!

Com amor e reflexão Luciano Gazola.

Leia Também

TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19
FAMILIA GRANDE
Mãe dá à luz quíntuplos em maternidade de São Paulo
joao 5 39 examinais as escrituras 2_3 LIÇÕES DA BIBLIA
Por meio Dele Deus fez o Universo