Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 24 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Reduzido ICMS da soja, trigo, boi gordo, leite e frango

8 Dez 2009 - 07h27Por Conjuntura

O governo do Estado está reduzindo a cobrança do ICMS da soja, trigo, boi gordo, leite e frango de granja. A redução do imposto se dará, na prática, em função da revisão dos preços da pauta, que variam de 11% no caso do trigo, a 3% para o frango. Os novos valores estão sendo fixados em função do acompanhamento, pela Sefaz ( Secretaria de Estado de Fazenda), dos preços praticados no mercado.

Segundo a Sefaz, “ o governador André Puccinelli (PMDB) determinou que os valores da pauta – preço estimado utilizado para calcular o imposto devido – sejam revistos sempre que houver qualquer oscilação importante, para evitar prejuízos ao produtor e assegurar a justiça fiscal”. Em função disso, ao tomar conhecimento dos novos números de mercado, o governador autorizou a redução na cobrança.

A Secretaria esclarece que não há redução de alíquota, ou seja, o que está sendo reduzido é o valor utilizado para cálculo do imposto, o que representa uma redução na prática, que pode ser efetivada sem a necessidade de mudanças na lei. “É a política fiscal em sintonia com o mercado”, explicam os técnicos da Sefaz.

Redução importante

O ICMS cobrado nas transações da soja será 5% menor, tanto nas transações internas quanto nas interestaduais. Para o trigo, a redução será de 11% também nos dois casos. Diferença haverá na redução da pauta do ICMS do boi gordo que, nas transações internas cai 8%, e nas interestaduais 11%. O leite também contará com uma redução de 9% nos dois casos e para o frango de granja, a redução será de 3%.

Com essa medida, o governo espera estimular a produção e a comercialização, podendo haver inclusive em alguns casos redução de preços ao consumidor. Espera o governo com essas medidas estimular também a manutenção dos níveis de emprego pelas cadeias produtivas beneficiadas.

“Estamos mantendo esse esforço, numa política de trocar imposto por emprego, como fizemos desde os primeiros dias de enfrentamento da crise. É uma decisão política que tem se mostrado acertada”, afirmou o governador André Puccinelli, ao autorizar as novas medidas da Sefaz.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada